Petrobras cancelou licitação de plataforma para Barracuda e Caratinga, diz diretora

Logo da Petrobras (REUTERS/Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR4) cancelou uma licitação para o afretamento de uma plataforma do tipo FPSO para os campos de Barracuda e Caratinga, por inviabilidade do projeto, disse nesta quinta-feira a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da companhia, Renata Baruzzi.

A informação sobre o possível cancelamento foi noticiada pela Reuters na semana passada, com base em informações de pessoas próximas às discussões.

A jornalistas nesta quinta-feira, Baruzzi não detalhou qual seria a inviabilidade.

A Reuters informou que a única proposta na licitação havia sido feita pela indiana Shapoorji Pallonji Energy, e o valor teria ficado acima do esperado pela petroleira estatal, de acordo com duas fontes.

A Petrobras entendeu que o modelo econômico para o projeto de Barracuda e Caratinga não seria viável com o resultado do processo competitivo para contratação da plataforma, segundo a diretora.

A diretora disse que a empresa vê impacto “pequeno” de cancelamento de projeto, mas comentou que a Petrobras poderia relicitar a plataforma pelo modelo BOT, modalidade de contratação na qual a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial definido em contrato. Posteriormente, a operação é transferida para a estatal.

A companhia esperava inicialmente contratar um FPSO (sigla em inglês que identifica plataformas flutuantes com capacidade de produzir, armazenar e descarregar petróleo) para o projeto que tivesse capacidade de produzir até 100 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar diariamente até 6 milhões de m3 de gás.

The post Petrobras cancelou licitação de plataforma para Barracuda e Caratinga, diz diretora appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.