Livros: confira eventos de lançamentos da semana

De quadrinhos a livros para a criançada, vários lançamentos de livros estão agendados para os próximos dias na capital mineira

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Sábado é um dia tradicionalmente reservado ao lançamento de livros, em particular, no circuito das livrarias de rua da Savassi. Mas uma das mais recentes, e já bastante querida, a Jenipapo, reserva uma atração especial nesta sexta-feira, 13. É que cartunista Caco Galhardo estará por lá para sessão de autógrafos da versão em HQ de “O Grande Mentecapto”, obra icônica de Fernando Sabino. O encontro tem hora marcada para começar: às 18h. No mesmo dia, quase em frente, na Quixote, Michele Flores lança “O Outro: Poema”.

Já a poeta Carina S. Gonçalves lança nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Restaurante Gamela, “Na frente de estranhos”. A maratona literária prossegue no sábado, com vários outros lançamentos agendados, e também em outras livrarias, como a Scriptum ou a Livraria da Rua. Para os baixinhos, tem lançamento da Editora Tercetto na Colorê Livraria, no bairro Anchieta. Confira, abaixo, mais detalhes das sessões de autógrafos de livros cidade afora.

“O Grande Mentecapto” em quadrinhos

Uma obra icônica da literatura brasileira, “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino, ganha adaptação para quadrinhos, assinada por Caco Galhardo. Em BH, o lançamento acontece nesta sexta-feira, na Livraria Jenipapo. A trama gira em torno de José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva, o Geraldo Viramundo. Quando criança, ele abalou todas as estruturas de sua cidade natal, Rio Acima. Depois, ainda moço, levou suas crenças para o seminário de Mariana, almejando ser padre. Lá, arrumou uma baita confusão com dona Pietrolina e seu falecido marido, o que o levou a partir para Ouro Preto.

De Ouro Preto seguiu para Barbacena, onde acabou internado em um hospício. De Barbacena, foi para Juiz de Fora, “para integrar o glorioso exército de Caxias e assim cumprir seu dever para com a pátria”. E, de Juiz de Fora, passou por várias outras cidades, seguindo fiel ao propósito de virar Minas pelo avesso. Enquanto Viramundo vaga pelo estado, o Brasil é exposto: covardia, fome, abuso de poder, hipocrisia, descaso com os mais pobres, brigas e conflitos.

“Bicho-Bichinho-Bichão”

Neste sábado, 14 de dezembro, das 10h30 às 12h30, a Colorê Livraria Infantil (Rua Francisco Deslandes, 104, Anchieta), acolhe o lançamento de “Bicho-Bichinho-Bichão” (Editora Tercetto, 28 páginas, R$ 50), de Sérgio Luz. A narrativa traz um menino que entra dentro de um livro de imagens, no qual encontra vários bichos diferentes. Assim, de forma divertida, brinca de ser bicho também. Quem nunca pensou: se eu fosse um bicho, qual bicho seria? Essa é uma das propostas desse livro, cheio de cores alegres, que tem como diferencial um audiolivro que pode ser acessado por meio de QR Code. Durante o lançamento, haverá contação de histórias e brincadeiras com a participação do grupo 123-Contagem de Histórias.

Capa do livro de Sérgio Luz, que será lançado neste sábado, 14 de dezembro, na Colorê (Tercetto/Thaís Guimarães/Divulgação)

“A Morte Nua” e “Enquanto…”

Neste sábado, 14, das 11h às 14h, a Livraria da Rua (Rua Antônio Albuquerque, 913) sedia o lançamento de dois livros ilustrados chancelados pela Editora Miguilim: “A Morte Nua”, de Maurizio Manzo, e “Enquanto…”, com texto de Carolina Moreyra e ilustrações de Odilon Moraes. “A Morte Nua” aborda o encontro singular de um homem com a morte. A partir daí, nascem perguntas, reflexões filosóficas.

A capa do livro “A Morte Nua”, de Maurizio Manzo (Miguilim/Divulgação)

Fruto da parceria de Carolina Moreyra e de Odilon Moraes, “Enquanto…” começa com o tombo de uma criança, que grita pela mãe. A partir daí, surgem vários personagens, que estão atuando em seus cotidianos individuais, ao mesmo tempo da queda da menina. No final, há um retorno ao início, evocando a sincronicidade da vida das pessoas comuns e como isto se relaciona. Outra característica é que, ao contrário de outros livros, as ilustrações não são equivalentes aos textos nas páginas. Esse descompasso é intencional e visa fazer com que o processo da leitura se torne mais dinâmico.

A capa do livro “Enquanto…”, também da Editora Miguelim (Salamandra/Divulgação)

“O Outro” e “Da Máscara à Face Interna”

Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, das 18h30 e às 20h30, a Livraria e Café Quixote sedia o lançamento do livro “O Outro: Poema” (Editora Urutau), de Michele Flores. Dividido em três partes, o livro surgiu de um retorno da autora ao poema. “Após um período considerável sem escrever, comecei o exercício de escrever todos os dias, sem saber muito bem para onde ir. Assim, nos idos de março e abril de 2023, as formas do livro foram se revelando dessa prática”, diz ela, no site da editora.

Já no sábado, das 11h às 13h, “Da máscara à face interna, uma jornada ao encontro de si” (Editora Anna Blume), da artista, professora e arte-terapeuta Aude Kater. Neste livro, ela convida o leitor a descobrir o potencial transformador da máscara como processo criativo-terapêutico. Embasando sua reflexão na extensa pesquisa teórica e prática que desenvolveu ao longo de anos, a autora repassa a história ricamente documentada das origens arcaicas e polimorfas da máscara. 

“Oco”

No sábado, dia 14 de dezembro, das 11h30 às 14h30, a Scriptum abriga dois lançamentos. Primeiramente, “Oco”, de Vera Casa Nova, um dos 25 títulos da Coleção Infame Ruído, mapeamento da produção poética não hegemônica sob direção de Anelito de Oliveira. Vera Casa Nova, vale lembrar, é uma das mais importantes poetas brasileiras em atividade. Professora e pesquisadora, ensaísta e tradutora, é referência de inovação na esfera acadêmica e cultural.

“República das Rosas”

O outro livro que será lançado no mesmo dia, na Scriptum, é “República das Rosas”, de Edu Tolenda (nome literário do professor da UFU Eduardo Tollendal, recentemente falecido). Trata-se de uma reconstrução narrativa dos anos de chumbo, as décadas de 1960 e 1970. Assim, a obra desvela, com agudeza crítica e senso de humor, meandros de um processo histórico altamente complexo. O livro é apresentado por Vera Casa Nova. A Scriptum fica na Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi.

“Na Frente de Estranhos”

O livro “Na frente de estranhos”, de Carina S. Gonçalves, é apresentado como uma colcha de retalhos de vivências (Tatiana Bicalho/Divulgação)

A poeta Carina S. Gonçalves lança nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Restaurante Gamela (Rua Salinas, 1.495, Santa Tereza), “Na Frente de Estranhos” (Macabéa Edições), narrativa poética que mistura temporalidades, experiências culturais e emoções universais. “Na Frente de Estranhos” é uma colcha de retalhos de vivências, organizada em cinco partes que exploram temas como família, amor, experiências no Japão e a própria metalinguagem da poesia. A autora utiliza uma estética que se assemelha à montagem cinematográfica, na qual cada poema funciona como uma peça única de um todo que se revela ao leitor de forma fluida e inesperada.

The post Livros: confira eventos de lançamentos da semana appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.