{"id":122171,"date":"2025-03-31T08:57:56","date_gmt":"2025-03-31T11:57:56","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/122171"},"modified":"2025-03-31T08:57:56","modified_gmt":"2025-03-31T11:57:56","slug":"tarifas-de-trump-sobre-automoveis-ameacam-novo-choque-nos-precos-de-oferta","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/122171","title":{"rendered":"Tarifas de Trump sobre autom\u00f3veis amea\u00e7am novo choque nos pre\u00e7os de oferta"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/p>\n

Quando o mundo emergiu das paralisa\u00e7\u00f5es causadas pela pandemia no in\u00edcio de 2021, um choque na cadeia de oferta deixou uma marca duradoura no custo de se ter um carro nos Estados Unidos, repercutindo primeiro nos pre\u00e7os dos ve\u00edculos usados e depois nos dos novos, chegando nas pe\u00e7as de reposi\u00e7\u00e3o e, por fim, nos custos dos empr\u00e9stimos e de seguro.<\/p>\n

Essa infla\u00e7\u00e3o sustentada no setor automobil\u00edstico \u2013 os pre\u00e7os dos ve\u00edculos e das pe\u00e7as est\u00e3o 20% mais altos do que antes da pandemia; o seguro, mais de 60% \u2013 afetou de forma persistente a infla\u00e7\u00e3o geral ao consumidor, que o presidente Donald Trump pode correr o risco de refor\u00e7ar com tarifas de 25% sobre os ve\u00edculos importados.<\/p>\n

O choque do imposto de importa\u00e7\u00e3o de Trump pode estar atingindo uma economia diferente. H\u00e1 quatro anos, os consumidores estavam cheios de dinheiro proveniente da ajuda da pandemia e, embora as vendas de ve\u00edculos tenham permanecido abaixo dos n\u00edveis anteriores \u00e0 pandemia, elas aumentaram quando a economia foi totalmente reaberta.<\/p>\n

\n

\n
\n
Leia tamb\u00e9m<\/div>\n
<\/p>\n
\"\"<\/p>\n
\n

Trump confirma tarifas rec\u00edprocas contra todos os pa\u00edses e abala mercados globais<\/h3>\n

O plano do presidente prev\u00ea a imposi\u00e7\u00e3o de tarifas proporcionais \u00e0s cobradas por outros pa\u00edses sobre produtos americanos<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

<\/a><\/p>\n

\"\"<\/p>\n
\n

Trump diz que n\u00e3o est\u00e1 brincando sobre terceiro mandato presidencial<\/h3>\n

\u201cExistem m\u00e9todos pelos quais voc\u00ea poderia fazer isso, como voc\u00ea sabe\u201d, afirmou o presidente<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

<\/a><\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n

Isso tamb\u00e9m pode se mostrar uma for\u00e7a muito mais persistente nos pre\u00e7os dos autom\u00f3veis do que os problemas da cadeia de oferta da pandemia, que se desfez \u00e0 medida que os chips de computador e outras pe\u00e7as sa\u00edram das f\u00e1bricas e portos reabertos.<\/p>\n

Com alguns consumidores j\u00e1 sobrecarregados e com o aumento da inadimpl\u00eancia nos financiamentos de autom\u00f3veis, as tarifas podem criar um novo e confuso problema de custo e pre\u00e7o cuja solu\u00e7\u00e3o \u2013 pelo menos a que Trump prev\u00ea \u2013 envolve uma mudan\u00e7a de anos e provavelmente cara para a produ\u00e7\u00e3o dom\u00e9stica.<\/p>\n

\u201cA tarifa de 25% sobre autom\u00f3veis e pe\u00e7as criar\u00e1 aumentos imediatos de pre\u00e7os e causar\u00e1 estragos nas cadeias de oferta\u201d, disse Art Wheaton, diretor de estudos trabalhistas da Escola de Rela\u00e7\u00f5es Industriais e Trabalhistas da Universidade de Cornell e especialista em setores de transporte. \u201cOs EUA importam cerca de metade dos autom\u00f3veis que vendemos e uma parte significativa das pe\u00e7as.\u201d<\/p>\n

Leia mais: Ferrari aumenta pre\u00e7os e Porsche e Mercedes levam a pior com nova tarifa de Trump<\/a><\/p>\n

Wheaton estima que os impostos de Trump, uma vez considerado o impacto das tarifas adiadas sobre as pe\u00e7as importadas, podem acrescentar de US$10.000 a US$20.000 aos pre\u00e7os dos ve\u00edculos.<\/p>\n

Essa \u00e9 uma das estimativas mais agressivas, mas ele disse que \u201cse o objetivo final for aumentar a produ\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as e a montagem nos Estados Unidos, as tarifas provavelmente precisar\u00e3o ser consistentes por d\u00e9cadas para permitir o planejamento da cadeia de oferta em constante mudan\u00e7a\u201d.<\/p>\n

O economista do JP Morgan Michael Feroli considera que as tarifas aumentar\u00e3o a infla\u00e7\u00e3o este ano e reduzir\u00e3o o crescimento geral devido ao impacto sobre os consumidores, uma perspectiva consistente com as recentes redu\u00e7\u00f5es das previs\u00f5es do Federal Reserve.<\/p>\n

As tarifas podem elevar o \u00edndice de pre\u00e7os PCE, excluindo alimentos e energia, em 0,3 ponto percentual at\u00e9 o final do ano, para 3,1%, mais distante da meta do Fed de 2%, disse Feroli. <\/p>\n

\u201cO aperto resultante sobre o poder de compra real do consumidor pesar\u00e1 ainda mais sobre os gastos reais do consumidor\u201d e, juntamente com a eros\u00e3o da confian\u00e7a empresarial, far\u00e1 com que a produ\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica caia 0,2 ponto percentual, para 1,3%.<\/p>\n

Desfazendo a integra\u00e7\u00e3o<\/h2>\n

Os novos dados do PCE para fevereiro, divulgados na sexta-feira, mostraram que o n\u00facleo do \u00edndice subiu 2,8%, contra 2,7% em janeiro, marcando mais um m\u00eas sem progresso em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 meta de infla\u00e7\u00e3o de 2% do Fed.<\/p>\n

As autoridades de Trump dizem que est\u00e3o planejando o retorno do dom\u00ednio da manufatura e do emprego nos EUA, esperando que a produ\u00e7\u00e3o aumente rapidamente. Os riscos tamb\u00e9m podem aumentar rapidamente e serem sentidos com mais intensidade entre as fam\u00edlias de classe m\u00e9dia, que Trump prometeu durante a campanha proteger do aumento dos pre\u00e7os.<\/p>\n

Nesse caso, ele est\u00e1 tentando reverter, com o uso de sua caneta, d\u00e9cadas de tend\u00eancia \u00e0 integra\u00e7\u00e3o internacional da ind\u00fastria automobil\u00edstica, com f\u00e1bricas japonesas e alem\u00e3s espalhadas pelo sudeste dos EUA, pe\u00e7as em grande parte fabricadas no exterior e o pacto comercial entre M\u00e9xico, EUA e Canad\u00e1 permitindo que diferentes pe\u00e7as de ve\u00edculos sejam montadas em lugares diferentes.<\/p>\n

Embora Trump queira que os ve\u00edculos sejam fabricados \u201cem um \u00fanico local\u201d, o sistema existente proporcionou exatamente o benef\u00edcio que Trump diz estar buscando: desde a assinatura do Acordo de Livre Com\u00e9rcio da Am\u00e9rica do Norte entre os EUA, o Canad\u00e1 e o M\u00e9xico, no final de 1992, at\u00e9 o choque de oferta da pandemia, os pre\u00e7os dos carros novos quase n\u00e3o subiram.<\/p>\n

Isso tamb\u00e9m ajudou a manter os pre\u00e7os dos ve\u00edculos usados sob controle, algo importante para as fam\u00edlias em que os custos de transporte s\u00e3o o segundo maior item do or\u00e7amento, com cerca de 17% dos gastos. A habita\u00e7\u00e3o est\u00e1 em primeiro lugar, com cerca de 33%, de acordo com a pesquisa federal mais recente sobre gastos anuais das fam\u00edlias, que cobriu 2023.<\/p>\n

Pensamento do Fed<\/h2>\n

\u00c9 prov\u00e1vel que as tarifas coloquem as autoridades do Fed pelo menos em alerta quanto \u00e0 infla\u00e7\u00e3o, o que pode levar a uma pol\u00edtica monet\u00e1ria mais dura e, portanto, a taxas mais altas de empr\u00e9stimos para autom\u00f3veis \u2013 um golpe para os consumidores.<\/p>\n

Em coment\u00e1rios esta semana, o presidente do Fed de St Louis, Alberto Musalem, disse que mesmo que as tarifas, em teoria, resultem em um choque \u00fanico de pre\u00e7os, existe a possibilidade de efeitos mais persistentes. Segundo ele, \u00e0 medida que as empresas importadoras se ajustam, os produtores nacionais podem perceber uma vantagem em aumentar os pre\u00e7os tamb\u00e9m.<\/p>\n

Sua equipe de pesquisa estimou que as tarifas propostas podem acrescentar 1,2 ponto percentual ao PCE, sendo que mais da metade seria proveniente de efeitos indiretos que podem se mostrar mais persistentes. Com o Fed mantendo a pol\u00edtica monet\u00e1ria apertada porque a infla\u00e7\u00e3o est\u00e1 estagnada cerca de meio ponto acima da meta, n\u00fameros como esses poderiam adiar novos cortes nos juros.<\/p>\n

The post Tarifas de Trump sobre autom\u00f3veis amea\u00e7am novo choque nos pre\u00e7os de oferta<\/a> appeared first on InfoMoney<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quando o mundo emergiu das paralisa\u00e7\u00f5es causadas pela pandemia no in\u00edcio de 2021, um choque na cadeia de oferta deixou uma marca duradoura no custo de se ter um carro nos Estados Unidos, repercutindo primeiro nos pre\u00e7os dos ve\u00edculos usados e depois nos dos novos, chegando nas pe\u00e7as de reposi\u00e7\u00e3o… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-122171","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/122171","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=122171"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/122171\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=122171"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=122171"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=122171"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}