{"id":123677,"date":"2025-04-03T13:12:28","date_gmt":"2025-04-03T16:12:28","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/123677"},"modified":"2025-04-03T13:12:28","modified_gmt":"2025-04-03T16:12:28","slug":"tarifas-de-trump-aumentarao-custos-das-empresas-e-prejudicarao-exportacoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/123677","title":{"rendered":"Tarifas de Trump aumentar\u00e3o custos das empresas e prejudicar\u00e3o exporta\u00e7\u00f5es"},"content":{"rendered":"
FRANKFURT\/XANGAI\/NOVA YORK (Reuters) \u2013 As empresas de todo o mundo enfrentam nesta quinta-feira um futuro de pre\u00e7os mais altos, turbul\u00eancia comercial e acesso reduzido ao maior mercado do mundo, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou seus piores temores ao instituir amplas tarifas comerciais sobre todo o mundo.<\/p>\n
Trump intensificou sua guerra comercial com taxas tarif\u00e1rias de 10% a quase 50%. Ele diz que as taxas trar\u00e3o empregos de volta aos Estados Unidos \u2014 mas os executivos das empresas est\u00e3o concentrados na possibilidade de aumentar os pre\u00e7os, reduzir as remessas ou cortar completamente a atividade de investimento.<\/p>\n
\u201cA realidade \u00e9 clara: essas tarifas aumentar\u00e3o os pre\u00e7os de milhares de produtos de uso di\u00e1rio \u2014 de telefones a alimentos \u2014 e isso alimentar\u00e1 a infla\u00e7\u00e3o em um momento em que ela j\u00e1 \u00e9 desconfortavelmente persistente\u201d, disse Nigel Green, CEO da consultoria financeira global deVere Group.<\/p>\n
As empresas de transporte mar\u00edtimo, um dos principais canais do com\u00e9rcio global, estavam entre as primeiras a soar o alarme na quinta-feira, enquanto muitos outros l\u00edderes empresariais mantiveram um perfil discreto enquanto ponderavam sobre a nova realidade.<\/p>\n
\u201cO plano tarif\u00e1rio anunciado pelo governo dos EUA foi significativo e, em sua forma atual, claramente n\u00e3o \u00e9 uma boa not\u00edcia para a economia, a estabilidade e o com\u00e9rcio globais\u201d, disse a Maersk, a segunda maior empresa de transporte de cont\u00eaineres do mundo.<\/p>\n
\u201cAinda \u00e9 muito cedo para dizer com seguran\u00e7a como isso vai se desenrolar\u201d, acrescentou a empresa dinamarquesa.<\/p>\n
A empresa alem\u00e3 de transporte de cont\u00eaineres Hapag-Lloyd tamb\u00e9m afirmou que as tarifas podem afetar a demanda, os fluxos de carga e os custos. A quinta maior empresa de transporte de cont\u00eaineres do mundo disse que poderia ser for\u00e7ada a ajustar sua rede de servi\u00e7os em resposta.<\/p>\n
Dirk Jandura, presidente da associa\u00e7\u00e3o BGA da Alemanha, que representa os importadores e exportadores, tamb\u00e9m fez eco a esses temores.<\/p>\n
\u201cTeremos que traduzir as tarifas em aumentos de pre\u00e7os e, em muitos casos, isso significa uma queda nas vendas\u201d, disse ele.<\/p>\n
Trump v\u00ea as tarifas como uma forma de proteger a economia dos EUA da concorr\u00eancia global que considera desleal e uma moeda de troca por melhores termos de com\u00e9rcio.<\/p>\n
O m\u00e9todo mais comum de lidar com as tarifas \u00e9 aumentar os pre\u00e7os, repassando o custo aos clientes na medida do poss\u00edvel. Outras empresas podem tentar diversificar as cadeias de suprimentos, mas a tarifa adicional de 34% imposta por Trump \u00e0 China foi acompanhada por tarifas de 46% e 49% sobre o Vietn\u00e3 e o Camboja, respectivamente \u2014 todos pa\u00edses asi\u00e1ticos para os quais as empresas estavam transferindo a produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
As a\u00e7\u00f5es das marcas ocidentais de roupas esportivas Nike, Adidas e Puma ca\u00edram drasticamente na quinta-feira, uma vez que o Vietn\u00e3, a Indon\u00e9sia e a China s\u00e3o os principais mercados de origem de seus produtos.<\/p>\n
As a\u00e7\u00f5es da Apple ca\u00edram 7% em Frankfurt, refletindo as preocupa\u00e7\u00f5es com a grande base de fabrica\u00e7\u00e3o da fabricante do iPhone na China.<\/p>\n
Nos EUA, os varejistas Target e Best Buy disseram que ter\u00e3o de aumentar os pre\u00e7os, mas \u00e9 mais prov\u00e1vel que suas margens sejam reduzidas, e a Target e o Walmart t\u00eam tentado negociar com os fornecedores chineses que j\u00e1 est\u00e3o lidando com uma economia desacelerada.<\/p>\n
Os consumidores norte-americanos pagar\u00e3o mais caro por coquet\u00e9is, champanhe e cervejas estrangeiras, as marcas desaparecer\u00e3o dos card\u00e1pios dos bares e os empregos ser\u00e3o perdidos em ambos os lados do Atl\u00e2ntico, segundo as entidades do setor de bebidas.<\/p>\n
Algumas empresas europeias que atendem principalmente a consumidores de alta renda estavam planejando aumentar os pre\u00e7os mesmo antes da confirma\u00e7\u00e3o das tarifas de 20% sobre as importa\u00e7\u00f5es da Uni\u00e3o Europeia.<\/p>\n
A Illy Caffe e a Ferrari, da It\u00e1lia, afirmaram que aumentar\u00e3o os pre\u00e7os, calculando que os consumidores de caf\u00e9 premium e os compradores de carros esportivos ser\u00e3o capazes de absorver o custo extra.<\/p>\n
A Lavazza, outra fabricante italiana de caf\u00e9, disse que pode acelerar os planos de expans\u00e3o de sua f\u00e1brica nos EUA, mas a empresa precisa primeiro avaliar o impacto das poss\u00edveis tarifas sobre os gr\u00e3os verdes do Brasil.<\/p>\n
Giovanna Ceolini, diretora da Confindustria Accessori Moda, que representa as empresas italianas dos setores de cal\u00e7ados, couro, peles e curtumes, disse que as tarifas dos EUA chegam em um momento em que as empresas j\u00e1 est\u00e3o lutando contra o aumento dos custos.<\/p>\n
\u201cTemos medo de que nossas empresas sofram uma desacelera\u00e7\u00e3o (na demanda). Isso depender\u00e1 do fato de os americanos estarem dispostos a pagar um pouco mais (por nossos produtos)\u201d, disse ela.<\/p>\n
Os analistas da Jefferies preveem um aumento de 6% nos pre\u00e7os de produtos de luxo nos EUA, j\u00e1 que as empresas est\u00e3o buscando proteger suas margens.<\/p>\n
The post Tarifas de Trump aumentar\u00e3o custos das empresas e prejudicar\u00e3o exporta\u00e7\u00f5es<\/a> appeared first on InfoMoney<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" FRANKFURT\/XANGAI\/NOVA YORK (Reuters) \u2013 As empresas de todo o mundo enfrentam nesta quinta-feira um futuro de pre\u00e7os mais altos, turbul\u00eancia comercial e acesso reduzido ao maior mercado do mundo, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou seus piores temores ao instituir amplas tarifas comerciais sobre todo o… Continue lendo