{"id":123812,"date":"2025-04-03T17:49:50","date_gmt":"2025-04-03T20:49:50","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/123812"},"modified":"2025-04-03T17:49:50","modified_gmt":"2025-04-03T20:49:50","slug":"encontro-do-partiu-futuro-reune-estudantes-da-rede-estadual-e-representantes-do-terceiro-setor-para-troca-de-experiencias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/123812","title":{"rendered":"Encontro do Partiu Futuro re\u00fane estudantes da Rede Estadual e representantes do terceiro setor para troca de experi\u00eancias"},"content":{"rendered":"
<\/p>\n

O vice-governador Gabriel Souza e a secret\u00e1ria-adjunta da Educa\u00e7\u00e3o, Stefanie Eskereski, participaram do evento -Foto: Cainan Silva\/Ascom Seduc<\/p>\n

<\/p>\n

Em uma manh\u00e3 de intera\u00e7\u00e3o e troca de experi\u00eancias, o governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (3\/4), um novo encontro de apresenta\u00e7\u00e3o do programa Partiu Futuro: Jovem Aprendiz. Realizado no Audit\u00f3rio do Living, na Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o evento contou com a participa\u00e7\u00e3o do vice-governador Gabriel Souza e da secret\u00e1ria-adjunta da Educa\u00e7\u00e3o, Stefanie Eskereski, al\u00e9m da presen\u00e7a de diretores escolares, estudantes da Rede Estadual e representantes de entidades do terceiro setor. <\/p>\n

A iniciativa, criada em 2023, \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o do Gabinete de Projetos Especiais do Gabinete do Vice-Governador, executada pela Secretaria da Educa\u00e7\u00e3o (Seduc), por meio da Superintend\u00eancia da Educa\u00e7\u00e3o Profissional (Suepro). O programa surgiu para incentivar a inser\u00e7\u00e3o de estudantes de cursos t\u00e9cnicos da Rede Estadual no mercado de trabalho, com contratos de jovens aprendizes, incluindo direitos trabalhistas e previdenci\u00e1rios, capacita\u00e7\u00e3o espec\u00edfica e jornada de trabalho compat\u00edvel com os hor\u00e1rios escolares.<\/p>\n

Na abertura, Gabriel Souza interagiu com dois jovens beneficiados pelo programa, Tauany J\u00fclich e Jo\u00e3o Victor Turmina, e falou sobre os desafios da qualifica\u00e7\u00e3o profissional entre os ga\u00fachos, j\u00e1 que o n\u00famero de jovens vem diminuindo no Estado. <\/p>\n

\u201cO Rio Grande do Sul tem cada vez menos jovens na popula\u00e7\u00e3o, por isso se torna ainda mais importante a qualifica\u00e7\u00e3o profissional desde cedo, para que nossa juventude tamb\u00e9m contribua para os avan\u00e7os econ\u00f4micos do nosso Estado. E isso \u00e9 um grande desafio por conta do mercado de trabalho disruptivo e da velocidade da intelig\u00eancia artificial e das novas tecnologias. Por isso, estamos muito felizes com essa pol\u00edtica p\u00fablica porque queremos transformar a vida da juventude, oferecer oportunidades e qualificar nosso capital humano, que \u00e9 o nosso maior patrim\u00f4nio\u201d, afirmou o vice-governador.<\/p>\n

\"Gabriel
Gabriel destacou que o Estado busca transformar a vida da juventude, oferecer oportunidades e qualificar o capital humano do RS -Foto: Fl\u00e1vio Cunha\/Ascom Seduc<\/figcaption><\/figure>\n

Os jovens estudantes tamb\u00e9m relataram como o programa transformou suas trajet\u00f3rias de vida. “Antes, eu n\u00e3o sabia que carreira seguir. Agora, trabalho na manuten\u00e7\u00e3o de m\u00e1quinas em uma empresa de Novo Hamburgo e aplico o que aprendo na escola”, contou Jo\u00e3o Vitor, que faz o curso de T\u00e9cnico em Eletromec\u00e2nica na Escola T\u00e9cnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, em S\u00e3o Leopoldo. <\/p>\n

Tauany, por sua vez, reconheceu o quanto a aproxima\u00e7\u00e3o da escola com a empresa facilitou a integra\u00e7\u00e3o na rotina de trabalho. Estudante de Log\u00edstica na Escola T\u00e9cnica Estadual Bernardo Vieira de Mello, em Esteio, ela mencionou como o projeto funciona na pr\u00e1tica. “A escola nos deu suporte at\u00e9 para entrevistas. O que estudo em sala faz diferen\u00e7a no dia a dia da empresa,” refor\u00e7ou.<\/p>\n

Stefanie Eskereski disse que o programa representa a materializa\u00e7\u00e3o de um projeto priorit\u00e1rio da Seduc. “Este \u00e9 um passo importante para avan\u00e7armos em uma pol\u00edtica que acreditamos ser o futuro da educa\u00e7\u00e3o ga\u00facha. Passamos por v\u00e1rias etapas \u2013 j\u00e1 t\u00ednhamos a convic\u00e7\u00e3o de que precis\u00e1vamos transformar a educa\u00e7\u00e3o profissional no Estado. Muitas pessoas sequer sabem que os cursos t\u00e9cnicos da Rede Estadual s\u00e3o gratuitos. Nosso desafio era mostrar essa oportunidade e aproximar a escola do mercado de trabalho”, destacou.<\/p>\n

A programa\u00e7\u00e3o do evento foi dividida em pain\u00e9is tem\u00e1ticos. Representantes de empresas e estudantes contemplados pelo programa detalharam suas experi\u00eancias, ressaltando as vantagens da iniciativa. <\/p>\n

Entre os destaques, foram citados o fortalecimento de v\u00ednculos entre escola e mercado de trabalho, a forma\u00e7\u00e3o e a reten\u00e7\u00e3o de talentos, a contribui\u00e7\u00e3o para o desenvolvimento da economia local e a adequa\u00e7\u00e3o \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o, cumprindo a cota de aprendizagem nas empresas. <\/p>\n

Sobre o Partiu Futuro: Jovem Aprendiz<\/strong><\/p>\n

Atualmente, o programa est\u00e1 em projeto piloto, com sete escolas t\u00e9cnicas e dez cursos habilitados. Elas foram selecionadas a partir do perfil de cada uma, com adapta\u00e7\u00f5es no curr\u00edculo para permitir a integra\u00e7\u00e3o com as empresas participantes. A carga hor\u00e1ria te\u00f3rica dos cursos \u00e9 desenvolvida na escola, validada como parte da forma\u00e7\u00e3o profissional, enquanto a parte pr\u00e1tica ocorre diretamente nas organiza\u00e7\u00f5es parceiras. <\/p>\n

O programa \u00e9 destinado a jovens matriculados nos cursos t\u00e9cnicos da Rede Estadual com idade entre 14 a 24 anos \u2013 sem limite para pessoas com defici\u00eancia. O Partiu Futuro: Jovem Aprendiz segue a Lei 10.097\/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem. Os contratos possuem carteira assinada e s\u00e3o regidos via Consolida\u00e7\u00e3o das Leis do Trabalho (CLT). As empresas devem pagar sal\u00e1rio calculado com base no piso hora do m\u00ednimo legal. <\/p>\n

A sele\u00e7\u00e3o prioriza estudantes em vulnerabilidade social, com crit\u00e9rios como cadastro no Cad\u00danico e perfil \u00e9tnico-racial. Mais de 200 empresas foram prospectadas, sendo 15 j\u00e1 contratantes.<\/p>\n

A Suepro atua como entidade qualificadora, e os cursos t\u00e9cnicos integrados ao Ensino M\u00e9dio das escolas participantes est\u00e3o cadastrados como programas de aprendizagem junto ao Minist\u00e9rio do Trabalho e Emprego.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o Partiu Futuro: Jovem Aprendiz tem a vantagem de incluir a figura do Professor Embaixador, que realiza a intermedia\u00e7\u00e3o entre estudantes, empresas e a Suepro. Em 2024, esses docentes tamb\u00e9m passaram por uma forma\u00e7\u00e3o imersiva em S\u00e3o Paulo, com apoio do Ita\u00fa Educa\u00e7\u00e3o e Trabalho, para aprimorar o acompanhamento pedag\u00f3gico dos aprendizes.<\/p>\n

O \u00faltimo edital de sele\u00e7\u00e3o, lan\u00e7ado em setembro de 2024, registrou 250 inscri\u00e7\u00f5es v\u00e1lidas de um total de 660 estudantes eleg\u00edveis. As primeiras contrata\u00e7\u00f5es foram efetivadas em novembro, com encaminhamento das vagas via ag\u00eancias da Funda\u00e7\u00e3o Ga\u00facha do Trabalho e A\u00e7\u00e3o Social\/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS\/Sine).<\/p>\n

Texto: Daniel Marcilio\/Ascom Seduc<\/em><\/sub>
Edi\u00e7\u00e3o: Camila Cargnelutti\/Secom<\/em><\/sub><\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O vice-governador Gabriel Souza e a secret\u00e1ria-adjunta da Educa\u00e7\u00e3o, Stefanie Eskereski, participaram do evento -Foto: Cainan Silva\/Ascom Seduc Em uma manh\u00e3 de intera\u00e7\u00e3o e troca de experi\u00eancias, o governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (3\/4), um novo encontro de apresenta\u00e7\u00e3o do programa Partiu Futuro: Jovem Aprendiz. Realizado no Audit\u00f3rio do… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-123812","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/123812","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=123812"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/123812\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=123812"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=123812"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=123812"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}