{"id":126964,"date":"2025-04-13T05:04:00","date_gmt":"2025-04-13T08:04:00","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/126964"},"modified":"2025-04-13T05:04:00","modified_gmt":"2025-04-13T08:04:00","slug":"economia-de-r-90-milhoes-e-na-mira-de-luiza-trajano-o-impacto-da-ia-nas-empresas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/126964","title":{"rendered":"Economia de R$ 90 milh\u00f5es e na mira de Luiza Trajano: o impacto da IA nas empresas"},"content":{"rendered":"
\"Luiza<\/p>\n

Se houve um tema que dominou as palestras e as conversas paralelas do South Summit Brazil 2025<\/strong>, que aconteceu entre os dias 9 e 11, em Porto Alegre (RS), foi a intelig\u00eancia artificial. E n\u00e3o \u00e9 para menos: a tecnologia est\u00e1 sendo aplicada em diversas \u00e1reas \u2013 do varejo \u00e0 agricultura e ao mercado cripto \u2013 e pode adicionar uma receita de at\u00e9 US$ 13 trilh\u00f5es at\u00e9 2030, segundo estimativas da consultoria McKinsey.<\/p>\n

Durante o evento, foram apresentados diversos cases e insights, de grandes companhias a startups. A mensagem central foi clara: \u00e9 preciso aprender a navegar nesse novo cen\u00e1rio que parece fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, seja voc\u00ea empres\u00e1rio ou funcion\u00e1rio de alguma firma. Quem n\u00e3o acompanhar essa transforma\u00e7\u00e3o corre o risco de ficar para tr\u00e1s. E mais: n\u00e3o basta adotar a IA \u2013 \u00e9 fundamental saber utiliz\u00e1-la de forma estrat\u00e9gica, aproveitando os dados coletados de maneira inteligente.<\/p>\n

Uma das entusiastas do setor \u00e9 Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza (MGLU3<\/a>). Durante sua participa\u00e7\u00e3o no evento, ela lembrou que a empresa come\u00e7ou como uma pequena loja no interior, passou por diversas fases ao longo das d\u00e9cadas e agora vive um novo momento de transforma\u00e7\u00e3o por meio da intelig\u00eancia artificial \u2013 mesmo em meio \u00e0s turbul\u00eancias recentes<\/a>.<\/p>\n

\u201cO que estamos vendo s\u00e3o agentes de intelig\u00eancia artificial mudando completamente a experi\u00eancia do cliente. A transforma\u00e7\u00e3o \u00e9 enorme. E a IA n\u00e3o vai tirar trabalho de quem estiver inserido nesse processo\u201d, afirmou Trajano.<\/p>\n

A empresa vem investindo no aprimoramento da Lu, sua assistente virtual baseada em IA, al\u00e9m do Magalu Cloud, sua plataforma de servi\u00e7os em nuvem, e outras iniciativas tecnol\u00f3gicas.<\/p>\n

R$ 90 milh\u00f5es<\/h2>\n

A transforma\u00e7\u00e3o n\u00e3o se limita ao varejo. A SLC Agr\u00edcola (SLCE3<\/a>), produtora de commodities fundada em 1977, em Horizontina (RS), tamb\u00e9m apostou pesado na intelig\u00eancia artificial. A empresa conectou todos os seus sistemas, modernizou suas aplica\u00e7\u00f5es e softwares, e criou um data lake corporativo \u2013 um reposit\u00f3rio que integra dados de diferentes fontes, contou Rafael Rosa, gerente de tecnologia da empresa, para o InfoMoney<\/strong>. \u201cIsso abriu um leque imenso de oportunidades\u201d.<\/p>\n

Segundo ele, o uso de vis\u00e3o computacional no campo permite, por exemplo, identificar a localiza\u00e7\u00e3o exata de uma praga e decidir, com base em IA, se vale a pena aplicar ou n\u00e3o determinado produto na \u00e1rea afetada. \u201cAntes, voc\u00ea aplicava o defensivo na \u00e1rea toda ao detectar uma doen\u00e7a. Hoje, com o celular, tira-se uma foto georreferenciada, e um software com IA processa tudo isso para orientar a melhor decis\u00e3o.\u201d<\/p>\n

O resultado? A empresa economizou cerca de R$ 90 milh\u00f5es <\/strong>na \u00faltima safra com o uso de intelig\u00eancia artificial.<\/p>\n