{"id":608,"date":"2024-03-07T07:13:54","date_gmt":"2024-03-07T10:13:54","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/608"},"modified":"2024-03-07T07:13:54","modified_gmt":"2024-03-07T10:13:54","slug":"hyundai-vai-priorizar-tecnologias-para-hidrogenio-verde-em-novo-ciclo-de-investimentos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/608","title":{"rendered":"Hyundai vai priorizar tecnologias para hidrog\u00eanio verde em novo ciclo de investimentos"},"content":{"rendered":"
Comprometida a investir US$ 1,1 bilh\u00e3o no Brasil<\/a> at\u00e9 2032, a Hyundai deve destinar a maior parte desses recursos ao desenvolvimento de novas tecnologias, com \u00eanfase na produ\u00e7\u00e3o do chamado hidrog\u00eanio verde \u2013 combust\u00edvel que j\u00e1 abastece alguns modelos produzidos pela sul-coreana, entre ve\u00edculos leves e caminh\u00f5es, em circula\u00e7\u00e3o no mundo. O CEO da subsidi\u00e1ria da montadora no Brasil revelou que a empresa deve expandir sua \u00e1rea de engenharia com uma fatia do montante anunciado em 22 de fevereiro pelo presidente global do grupo, Euisun Chung, valor que, hoje, equivale a cerca de R$ 5,5 bilh\u00f5es.<\/p>\n Segundo Airton Cousseau, a ideia \u00e9 contratar pelo menos 100 engenheiros para refor\u00e7ar o time, que hoje conta com 39 profissionais. Os esfor\u00e7os entram em vigor j\u00e1 este ano. \u201cA parte de equipamento n\u00f3s j\u00e1 temos, os laborat\u00f3rios em Piracicaba [onde fica o Parque Automotivo da empresa]. A \u00e1rea f\u00edsica j\u00e1 existe, a gente s\u00f3 precisa colocar o capital humano\u201d, afirmou aos jornalistas, em evento para anunciar os pr\u00f3ximos lan\u00e7amentos da montadora. <\/p>\n \u201cA Hyundai trabalha com hidrog\u00eanio h\u00e1 20 anos, ent\u00e3o ela domina essa tecnologia. [\u2026] S\u00f3 que o hidrog\u00eanio \u00e9 caro em termos de infraestrutura, para produzir, transportar e armazenar. E, aqui no Brasil, a gente tem um tesouro que \u00e9 o etanol\u201d, explica. <\/p>\n Junto a pesquisadores, empresas correm para encontrar formas eficientes de converter etanol em c\u00e9lula de combust\u00edvel, que gera eletricidade para os carros. \u00c9 o reformador que faz essa convers\u00e3o e, aqui no Brasil, essa tecnologia vem sendo desenvolvidas pela Usp (Universidade de S\u00e3o Paulo) em parceria com produtores de combust\u00edveis e montadoras. Em sua passagem pelo pa\u00eds, o CEO global da Hyundai chegou a se encontrar com reitor da universidade para tratar do assunto, j\u00e1 que a empresa trabalha no desenvolvimento de c\u00e9lulas de combust\u00edvel. <\/p>\n Cousseau explica que a convers\u00e3o reduz custos de transporte e armazenagem do hidrog\u00eanio verde, pois pode ser feito nos pr\u00f3prios postos de combust\u00edveis. Por\u00e9m, o reformador da USP, por enquanto, s\u00f3 consegue produzir cinco quilos de hidrog\u00eanio por hora \u2013 quantidade de capaz de encher uma vez o \u201ctanque\u201d do Nexo, o SUV movido a hidrog\u00eanio da Hyundai. No m\u00eas que vem, a empresa deve trazer um desses modelos ao Brasil para uma demonstra\u00e7\u00e3o. <\/p>\n O executivo reconhece que ainda h\u00e1 um longo caminho para que esse tipo de ve\u00edculo seja produzido no Brasil. Mas sinalizou que, no curto prazo, a Hyundai deve iniciar a produ\u00e7\u00e3o de modelos h\u00edbridos-flex por aqui. Esses ve\u00edculos possuem mais de um motor, movidos com diferentes fontes de energia. \u201c\u00c9 uma prioridade, principalmente ap\u00f3s o Mover\u201d, disse Cousseau, se referindo \u00e0 iniciativa do governo federal. <\/p>\n O programa nacional de Mobilidade Verde e Inova\u00e7\u00e3o prev\u00ea incentivos fiscais para empresas que investirem em descarboniza\u00e7\u00e3o. Pelos c\u00e1lculos do governo, ser\u00e3o aproximadamente R$ 19 bilh\u00f5es em cr\u00e9ditos concedidos at\u00e9 2028.<\/p>\n A Hyundai faz parte do grupo de montadoras que, nas \u00faltimas semanas, anunciaram investimentos bilion\u00e1rios no Brasil ne esteira desse programa. A empresa mais recente da lista \u00e9 a Stellantis, dona de marcas como Fiat e Citroen, ao prometer recursos da ordem de R$ 30 bilh\u00f5es<\/a> entre 2025 e 2030. A montadora afirma que, nesse intervalo de tempo, deve lan\u00e7ar mais de 40 modelos no pa\u00eds, incluindo h\u00edbridos e el\u00e9tricos. <\/p>\n \u201cOs 30 bilh\u00f5es de reais ser\u00e3o todos no Brasil, ser\u00e3o investidos para renovar os nossos carros existentes, fazer novos lan\u00e7amentos, introduzir a tecnologia \u2018bio-hybrid\u2019 e investir em novos neg\u00f3cios\u201d, disse o presidente da Stellantis na Am\u00e9rica do Sul, Emanuele Cappellano, no an\u00fancio feito ontem (6). <\/p>\n Durante evento na Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (CNC), na noite de ontem, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o volume de investimentos no setor automotivo chegou a R$ 97,3 bilh\u00f5es<\/a>.<\/p>\n Onze multinacionais do setor anunciaram novos recursos ou ampliaram seus planos de investimentos. Tamb\u00e9m nesta semana, a Toyota anunciou que vai destinar R$ 11 bilh\u00f5es<\/a> para amplia\u00e7\u00e3o de capacidade de produ\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos e motores com tecnologia h\u00edbrida no Brasil at\u00e9 2030. <\/p>\n The post Hyundai vai priorizar tecnologias para hidrog\u00eanio verde em novo ciclo de investimentos<\/a> appeared first on InfoMoney<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Comprometida a investir US$ 1,1 bilh\u00e3o no Brasil at\u00e9 2032, a Hyundai deve destinar a maior parte desses recursos ao desenvolvimento de novas tecnologias, com \u00eanfase na produ\u00e7\u00e3o do chamado hidrog\u00eanio verde \u2013 combust\u00edvel que j\u00e1 abastece alguns modelos produzidos pela sul-coreana, entre ve\u00edculos leves e caminh\u00f5es, em circula\u00e7\u00e3o no… Continue lendo Esfor\u00e7os de convers\u00e3o<\/h2>\n
Quase R$ 100 bi em investimentos<\/h2>\n