{"id":903,"date":"2024-03-08T12:12:50","date_gmt":"2024-03-08T15:12:50","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/903"},"modified":"2024-03-08T12:12:50","modified_gmt":"2024-03-08T15:12:50","slug":"taxa-rosa-pesquisa-do-procon-mostra-que-produtos-para-mulheres-sao-mais-caros","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia7.jornalfloripa.com.br\/agencia7\/903","title":{"rendered":"Taxa Rosa: Pesquisa do Procon mostra que produtos para mulheres s\u00e3o mais caros"},"content":{"rendered":"
Uma pesquisa realizada pela Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa do Consumidor (Procon) mostrou que h\u00e1 produtos voltados especificamente para mulheres que s\u00e3o mais caros que os produtos direcionados ao p\u00fablico masculino em Juiz de Fora. O levantamento, denominado \u201cTaxa Rosa: Por que \u00e9 mais caro ser mulher?\u201d<\/a>, traz uma lista de itens verificados no com\u00e9rcio f\u00edsico e on-line e foi divulgado nesta sexta-feira (8), quando \u00e9 lembrado o Dia Internacional da Mulher.<\/p>\n No caso dos produtos vendidos pela internet, o Procon verificou que o shampoo foi o produto com maior varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o: o produto direcionado ao p\u00fablico feminino chegou a ser R$ 10,72 mais caro que o shampoo para homens.<\/p>\n J\u00e1 nas lojas f\u00edsicas, a maior diferen\u00e7a entre pre\u00e7os foi constatada em rem\u00e9dio para dor. De acordo com o Procon, em quatro estabelecimentos pesquisados, nenhum apresentou igualdade nos pre\u00e7os.<\/p>\n Para al\u00e9m dos produtos de higiene pessoal, brinquedos e outros itens infantis tamb\u00e9m s\u00e3o mais caros quando apresentam a cor rosa ou temas considerados direcionados a meninas, mesmo quando s\u00e3o iguais aos itens considerados masculinos.<\/p>\n \u2013 Medicamentos para dor com a mesma formula\u00e7\u00e3o: varia\u00e7\u00e3o de 35% no pre\u00e7o do mesmo tipo de rem\u00e9dio \u2013 para homens, consta na embalagem que o medicamento \u00e9 para dor de cabe\u00e7a, dor nas costas e dor muscular; no rem\u00e9dio para mulheres, consta na embalagem que o medicamento \u00e9 para c\u00f3licas menstruais, dor de cabe\u00e7a, dor nas costas e enxaqueca;<\/p>\n \u2013 Cremes depilat\u00f3rios: varia\u00e7\u00e3o de 8,34% em produtos da mesma marca, mesma composi\u00e7\u00e3o e mesmo tamanho;<\/p>\n \u2013 Shampoo antiqueda: varia\u00e7\u00e3o de 4% em produto voltado para o p\u00fablico feminino.<\/p>\n \u2013 Desodorantes: na maioria das unidades n\u00e3o houve varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o; em duas lojas consultadas, o pre\u00e7o do produto masculino ou neutro era maior;<\/p>\n \u2013 L\u00e2minas depilat\u00f3rias: na maioria das unidades n\u00e3o houve varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o; em tr\u00eas estabelecimentos consultados, diferen\u00e7a era m\u00ednima, de, no m\u00e1ximo, R$ 3;<\/p>\n \u2013 Shampoos: na maioria das unidades n\u00e3o houve varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o; em apenas um estabelecimento, produto masculino era 21,22% mais caro;<\/p>\n \u2013 Rem\u00e9dios para dor: itens para mulheres foram mais caros em todos os estabelecimentos visitados; varia\u00e7\u00e3o chegou a 23,54%;<\/p>\n \u2013 Cadernos: itens com tem\u00e1ticas femininas foram mais caros em todos os estabelecimentos visitados; varia\u00e7\u00e3o chegou a 54,79%.<\/p>\n A pr\u00e1tica de cobrar mais caro por produtos voltados para o p\u00fablico feminino \u00e9 chamada de \u201cTaxa Rosa\u201d. \u00c9 considerada Taxa Rosa quando o produto \u00e9 utilizado da mesma forma por homens e mulheres e, ainda assim, t\u00eam pre\u00e7o diferentes.<\/p>\n Conforme o Procon, ainda n\u00e3o h\u00e1, no Brasil, legisla\u00e7\u00e3o que pro\u00edba a Taxa Rosa, mas j\u00e1 existem diretrizes de prote\u00e7\u00e3o e defesa das consumidoras. O principal ponto desse posicionamento \u00e9 a defesa da igualdade entre g\u00eaneros nas rela\u00e7\u00f5es de consumo, al\u00e9m de prezar por uma comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o sexista e pela n\u00e3o discrimina\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O post Taxa Rosa: Pesquisa do Procon mostra que produtos para mulheres s\u00e3o mais caros<\/a> apareceu primeiro em Tribuna de Minas<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Uma pesquisa realizada pela Ag\u00eancia de Prote\u00e7\u00e3o e Defesa do Consumidor (Procon) mostrou que h\u00e1 produtos voltados especificamente para mulheres que s\u00e3o mais caros que os produtos direcionados ao p\u00fablico masculino em Juiz de Fora. O levantamento, denominado \u201cTaxa Rosa: Por que \u00e9 mais caro ser mulher?\u201d, traz uma lista… Continue lendo \n
Veja os principais itens:<\/h2>\n
Lojas on-line<\/h3>\n
Lojas f\u00edsicas<\/h3>\n
Taxa rosa: o que \u00e9<\/h2>\n