Hamas liberta mais 3 reféns de Israel, incluindo um cidadão americano

(Bloomberg) — Uma quarta troca de reféns por prisioneiros avançou no início deste sábado, enquanto Israel e o Hamas mantêm os acordos da primeira fase do cessar-fogo em Gaza – incluindo a reabertura da passagem de Rafah para o Egito.

Três reféns – Ofer Kalderon, Yarden Bibas e Keith Siegel – foram entregues à Cruz Vermelha em Gaza e cruzaram a fronteira para Israel. Pelo outro lado, alguns dos prisioneiros palestinos programados para serem libertados hoje chegaram à Cisjordânia vindos da prisão de Ofer, em Israel.

Siegel, 65, é o primeiro cidadão dos EUA a ser libertado desde o início do atual cessar-fogo de 42 dias.

A libertação dos três homens marcou a conclusão da primeira parte de uma quarta troca de reféns por prisioneiros, enquanto o cessar-fogo está prestes a entrar em sua terceira semana. Ele está planejado para durar 42 dias.

Kalderon e Bibas, que já se reuniram com alguns familiares em um ponto de recepção inicial no sudeste de Israel, foram levados para um hospital no centro de Israel, seguindo o protocolo.

Siegel cruzou para Israel e foi recebido em um ponto de recepção inicial no sul do país, anunciaram as Forças de Defesa de Israel.

O americano deixou a  Carolina do Norte para morar em Israel há quatro décadas. Ele foi sequestrado de sua casa em Kfar Aza, alguns quilômetros a leste de Gaza, durante os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. Sua esposa Aviva também foi levada, mas foi libertada durante o cessar-fogo anterior, em novembro de 2023.

Kalderon, 54, e Bibas, 35, foram ambos sequestrados, junto com suas famílias, de suas casas em Nir Oz, durante a incursão do Hamas.

Kalderon foi levado com seus dois filhos, Sahar e Erez, que foram libertados em novembro.

Bibas foi sequestrado junto com sua esposa Shiri e seus dois filhos pequenos – Ariel, que tinha quatro anos na época, e Kfir, um bebê de nove meses, o mais jovem de todos os reféns levados pelo Hamas.

A esposa e os filhos de Bibas estavam programados para serem libertados em novembro e também apareceram na lista daqueles a serem entregues durante as três trocas anteriores do cessar-fogo atual, mas não foram libertados até agora. Os militares israelenses disseram repetidamente que há grande preocupação com suas vidas.

A libertação deste sábado em Khan Younis foi concluída de forma organizada, ao contrário das cenas caóticas testemunhadas durante a libertação de quinta-feira. Israel, naquele momento, atrasou brevemente a libertação de prisioneiros palestinos como forma de protesto, e disse que insistiu que os mediadores garantissem que tais cenas fossem evitadas em futuras entregas.

Em troca dos três reféns libertados no sábado, Israel iniciou a libertação de 183 prisioneiros palestinos – 18 cumprindo sentenças de prisão perpétua em prisões israelenses, outros 54 com sentenças longas e 111 detidos durante as operações de Israel em Gaza.

Os 111 fazem parte de 1.000 detidos que Israel teria concordado em libertar durante a primeira fase de liberações, por reivindicação do Hamas.

A passagem de Rafah, que liga Gaza e o Egito, será reaberta no sábado pela primeira vez desde maio, quando foi fechada após o início das operações terrestres de Israel. A passagem retoma a operação como parte dos acordos atuais entre Israel e o Hamas.

A passagem será operada por palestinos e membros da Missão de Assistência de Fronteira Civil da União Europeia para o Ponto de Passagem de Rafah (EUBAM Rafah), revivendo um acordo de curta duração assinado em 2005.

Israel concordou em permitir que pelo menos 50 pacientes médicos cruzem diariamente de Gaza para o Egito, cada um com até três acompanhantes. Um total de pelo menos 200 palestinos devem deixar Gaza sob este acordo no sábado.

Dois ônibus transportando um primeiro grupo de feridos e doentes de Gaza saíram do Hospital Nasser e do Hospital Europeu, em Khan Younis, em direção à passagem no início de sábado.

A EUBAM disse em um comunicado na sexta-feira que havia enviado uma equipe especializada ao ponto de passagem de Rafah a pedido dos palestinos e dos israelenses, em acordo com os egípcios.

“A missão enviou uma equipe especializada ao ponto de passagem de Rafah para permitir que o pessoal palestino reabrisse o RCP”, disse a EUBAM, acrescentando que “sob os termos acordados com as partes, o período de envio da equipe especializada da EUBAM durará até o final da primeira fase do acordo de cessar-fogo”.

The post Hamas liberta mais 3 reféns de Israel, incluindo um cidadão americano appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.