Quer melhorar suas pesquisas no Google? Comece a escrever grosserias

Entre anúncios invasivos, resultados cada vez mais dominados pela IA e a sensação de que o Google não é mais o mecanismo de busca confiável de antigamente, a frustração com o gigante da tecnologia está no auge. Mas aí vem um truque curioso: parece que insultar o Google na barra de pesquisa pode melhorar os resultados.

Sim, você leu certo. Adicionar grosserias à sua consulta pode deixar a IA do Google de lado, permitindo que você acesse fontes reais e respostas úteis com mais rapidez.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Por que os insultos melhoram as pesquisas?

De acordo com um relatório da Ars Technica, alguns usuários descobriram que o Google desativa as visões gerais de IA se a consulta incluir linguagem inadequada. A teoria é que a IA do Google está programada para evitar conteúdo impróprio, fazendo com que ele não intervenha caso detecte palavrões na busca.

LEIA TAMBÈM:

Bill Gates prevê o que poderia ser uma nova epidemia

Estes são os planetas que aparecerão próximos à Lua ao longo de fevereiro

Estes são os videogames que serão lançados em fevereiro

Em outras palavras, se você quiser pular aqueles resumos chatos gerados automaticamente e obter links diretos para informações úteis, basta xingar um pouco.

Isso realmente funciona? Vamos fazer o teste

A curiosidade levou a melhor sobre nós, então tentamos algumas pesquisas com e sem palavras fortes para ver se havia diferenças.

Exemplo 1: Como visualizar itens vendidos no eBay

  • Pesquisa normal: uma visualização de IA aparece, seguida pela página errada do eBay, depois pelo módulo “As pessoas também perguntam” (que parece nunca desaparecer) e, finalmente, um link útil.
  • Rude Search: Um vídeo do YouTube aparece com um cara fazendo uma careta (clássico), depois Reddit com uma resposta direta.
  • Resultado: Melhor com insulto.

Exemplo 2: Como substituir RAM

  • Pesquisa normal: IA gerando um resumo e, em seguida, um tutorial confiável.
  • Pesquise “como diabos faço para substituir a RAM”: um resumo ainda mais longo de IA, muitos vídeos do YouTube e o onipresente “As pessoas também perguntam”.
  • Pesquise com “Como faço para substituir minha maldita RAM?”: IA removida, um tópico do Reddit com respostas diretas e um tutorial técnico.
  • Resultado: insultar o Google ajuda a evitar a IA em alguns casos, mas não é infalível.

Exemplo 3: Como escaldar um ovo

  • Pesquisa normal: IA explicando com um tutorial, seguido de links enterrados entre vídeos do YouTube e blogs.
  • Pesquise com “Como diabos eu escaldo um ovo?”: Instruções diretas de uma fonte confiável primeiro.
  • Resultado: o palavrão melhorou dramaticamente os resultados.

Então, deveríamos começar a xingar todas as pesquisas?

Não tão rápido. Embora esse truque funcione em diversas consultas, não é uma solução mágica. Algumas pesquisas foram agravadas pela linguagem forte, oferecendo ainda mais conteúdo gerado automaticamente ou vídeos do YouTube em vez de respostas diretas.

Se você quiser outro truque sem ter que lançar insultos, experimente a visualização “Web” do Google, que minimiza os módulos automáticos e oferece resultados mais tradicionais. Ou, se você preferir a velha escola, adicionar “Reddit” à sua pesquisa ainda é uma forma eficaz de encontrar respostas humanas em vez de resumos genéricos.

Conclusão: Google, nós amamos você… mas às vezes precisamos te xingar um pouco

Embora insultar o Google não seja uma solução universal, parece ser uma ferramenta útil para escapar da IA em determinadas pesquisas. Então, da próxima vez que você estiver buscando informações e ficar frustrado com aqueles resumos inúteis, experimente adicionar um palavrão e veja se isso melhora o resultado.

Se não funcionar, pelo menos você terá desabafado um pouco sua frustração.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.