Santander com ROE de 20%? Vai chegar lá, mas não em 2025, diz CEO

O retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROAE ou ROE, na sigla em inglês) do Santander Brasil (SANB11) chegou a 17,6% no quarto trimestre de 2024, com uma alta de 5,3 pontos percentuais na comparação ano a ano. Foi um avanço importante do principal indicador de rentabilidade do banco, mas ainda distante do maior patamar histórico, que ultrapassou 21%.

O CEO do Santander reafirmou que 20% é um patamar que o banco tem como objetivo e trabalha para alcançá-lo. Mas acha difícil que ele seja alcançado neste ano de 2025.

“A gente nunca imaginou, na verdade, que ia ser em 2025 que a gente ia chegar lá. Mas tem que ser em um horizonte nos próximos anos”, afirmou Mario Leão, em entrevista aos jornalistas sobre os resultados do banco no terceiro trimestre.

“Cada 1% agora fica mais desafiador. Não quer dizer que a gente não vai buscar e não vai fazer. […] Parte fundamental da nossa estratégia é fortificar o ROE, a gente vai buscar, não vai ser em 2025, mas espero que aconteça no horizonte de curto e médio prazo”, complementou.

Na avaliação dos analistas sobre o balanço, a disciplina do banco está se mostrando em eficiência, mas mais melhorias estruturais no ROE só devem acompanhar um apetite ao risco mais forte, o que parece não ser o caso para este ano.

Leia mais: Santander quer dobrar crédito para empresas, mas lembra que não está imune ao macro

Leão falou que, em ordem de prioridades, o Santander que ser “mais rentável antes de ser maior”. O CEO lembrou que o Santander chegou a ser chamado de “menos ambicioso” em termos de crescimento de sua carteira total por alguns analistas, devido à sua postura mais cautelosa em relação à expansão.

“A gente já via sinais de que não fazia sentido pensar em crescimento de dois dígitos de crédito – e eu continuo achando isso”, disse o executivo. “Onde a gente quis crescer a gente cresceu, até mais que o mercado. […] Eu escolhi crescer na financeira, eu escolhi crescer em pequenas empresas”.

“Sob a ótica das carteiras, a gente quer crescer e estamos preparados para isso. Fizemos os ajustes necessários e agora depende mais da demanda”, complementou Gustavo Alejo, CFO. “Estamos tecnicamente ajustados para um ano de 2025 que pode ter várias características”.

The post Santander com ROE de 20%? Vai chegar lá, mas não em 2025, diz CEO appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.