Apple pode ter problemas para levar sua IA para a China, mas a Deepseek pode ser a salvação

A lei chinesa é um grande desafio até para a Apple, uma das empresas mais valiosas do país apesar da constante redução das suas receitas. O surgimento da IA generativa intensificou estes desafios, uma vez que a legislação chinesa impede que funcionalidades como a Apple Intelligence cheguem ao mercado sem restrições.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O principal obstáculo à expansão da IA da Apple na China é a necessidade de um parceiro local. Dada a ascensão do DeepSeek, alguns sugerem que a Apple poderia encontrar o aliado perfeito nesta empresa chinesa. Porém, a Huawei é vista como uma concorrente que pode frustrar os planos da Apple, pois acredita-se que já tenham acordo com a DeepSeek, o que seria uma nova dor de cabeça para a empresa liderada por Tim Cook.

Historicamente, a Apple tem sido caracterizada como uma empresa que prefere operar de forma independente, a menos que seja estritamente necessário. Esta filosofia tem sido aplicada a todos os níveis, incluindo hardware, onde abandonou os seus acordos com a Intel para SoCs Mac, privilegiando o seu próprio Apple Silicon. No futuro, pretendem até abandonar a Qualcomm para fabricar os seus próprios modems.

No campo da inteligência artificial, a Apple adotou uma abordagem híbrida. A Apple Intelligence é o núcleo de sua estratégia, um conjunto de modelos desenhados por e para a Apple sem a participação de terceiros. Porém, com o iOS 18, também incentivam o uso de modelos como os da OpenAI, permitindo o acesso ao ChatGPT através da Siri. No entanto, quando se trata de IA própria, esta é exclusivamente da Apple.

A lei chinesa exige que qualquer empresa estrangeira que pretenda implementar este tipo de serviços o faça em parceria com uma empresa local. É o que faz a Samsung, por exemplo, cujo Galaxy AI está se expandindo no país graças a um acordo com a empresa local Baidu.

LEIA TAMBÉM:

ChatGPT ou DeepSeek: qual é a melhor inteligência artificial da atualidade?

Dentro do jogo: Firefox também adiciona ferramentas de inteligência artificial

Por que 2025 poderá ser o ano decisivo para o metaverso?

Com o DeepSeek disponível globalmente, sendo open source e demonstrando as suas grandes capacidades, alguns especulam sobre a possibilidade da Apple se juntar a esta empresa chinesa. No papel, isso é viável, embora não haja informações sobre possíveis negociações entre as duas empresas.

Porém, um fator que distancia a possibilidade de um acordo entre Apple e DeepSeek é o fato de a Huawei já poder estar negociando com elas. Um vazamento sugeriu que esta IA está sendo executada em chips Huawei e, embora isso não seja confirmado, não parece rebuscado. Mesmo que não fosse verdade, não seria surpreendente se a Huawei interferisse caso visse qualquer indício de acordo entre as duas empresas.

A Huawei, que sofreu um grande impacto no Ocidente desde o veto dos EUA em 2019, não só continua a ser uma empresa forte no seu país de origem, como também é a principal responsável pelo declínio das vendas da Apple. Depois de terem arrebatado o trono no topo da telefonia, não vão querer desistir facilmente, permitindo-lhes aliar-se ao que, por enquanto, é a grande promessa chinesa em termos de inteligência artificial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.