EUA devem revelar na semana que vem plano de Trump para acabar com guerra na Ucrânia

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao lado do candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, em Nova York (REUTERS/Shannon Stapleton)

Aliados dos EUA esperam que a administração do presidente Donald Trump apresente um plano aguardado para acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, na próxima semana, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. O esboço seria apresentado aos aliados pelo representante especial de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato. Elas não quiseram dizer quão detalhadas esperavam que fossem as discussões ou qual formato elas teriam.

A proposta seria entregue na conferência de 14 a 16 de fevereiro na cidade bávara, uma semana antes de a guerra da Rússia completar três anos. Relatórios e comentários de Kellogg e outros nas últimas semanas forneceram pistas sobre o plano de buscar o que os aliados de Trump chamaram de “paz através da força”.

Os elementos incluem potencialmente congelar o conflito e deixar o território ocupado pelas forças russas em um limbo, enquanto se oferece à Ucrânia garantias de segurança para garantir que Moscou não possa atacar novamente.

Os títulos ucranianos, que ganharam valor na maior parte dos últimos três meses em especulação sobre um eventual movimento em direção à paz, aumentaram esses ganhos na quarta-feira. Notas em dólares com vencimento em 2035 e 2036 estavam sendo negociadas nos níveis mais altos desde que foram emitidas no ano passado.

Kellogg sinalizou que os EUA gostariam de ver eleições realizadas na Ucrânia após um cessar-fogo, enquanto Trump indicou que o acesso a minerais críticos em troca de apoio dos EUA poderia ser parte de um acordo. O general aposentado confirmou na quarta-feira planos de participar do encontro em Munique.

O presidente dos EUA também ameaçou Moscou com sanções massivas se não se envolver em negociações. Um porta-voz da Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Contato com Washington

A principal prioridade da Ucrânia como garantia de segurança final é a adesão à OTAN, uma perspectiva que Kiev reconheceu ser improvável a curto prazo. O presidente Volodymyr Zelensky disse esta semana que está aberto a eleições após o término da guerra — e uma vez que a lei marcial seja suspensa.

O principal conselheiro do presidente ucraniano, Andriy Yermak, conversou esta semana com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Michael Waltz, enquanto o porta-voz do presidente russo Vladimir Putin disse que os contatos entre agências dos EUA e da Rússia estavam se intensificando.

Tanto Putin quanto Zelensky sinalizaram que sua recusa anterior em conversar um com o outro se suavizou à medida que o plano de Trump se aproxima. Em uma entrevista na noite de terça-feira com o apresentador de televisão Piers Morgan, Zelensky reiterou sua disposição de conversar com Putin para acabar com a guerra, na presença dos parceiros da Ucrânia.

A declaração do líder ucraniano ecoou comentários feitos à Bloomberg News no mês passado, de que ele está pronto para sentar-se à mesa de negociações com a Rússia ao lado dos EUA e da UE.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post EUA devem revelar na semana que vem plano de Trump para acabar com guerra na Ucrânia appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.