Quem é o piloto que morreu após a queda de um avião em avenida da Zona Oeste de SP

O piloto do avião modelo King Air F90 que se acidentou nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, na Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste de São Paulo, foi identificado como Gustavo Carneiro Medeiros. A aeronave, que deixou o Campo de Marte com destino à Porto Alegre, caiu pouco tempo depois levantar voo, atingindo ao menos um ônibus na queda.

Leia também:

  • Vídeo mostra primeiros instantes após a queda de um avião na Zona Oeste de São Paulo
  • Avião cai em em movimentada avenida da Zona Oeste de São Paulo e atinge um ônibus
  • Grande São Paulo pode voltar a enfrentar temporais nesta sexta-feira, diz meteorologia

Identificado como sendo a segunda vítima fatal do acidente, o piloto Gustavo Medeiros chegou a comandar a aeronave em outras ocasiões, algumas delas chegaram a ser compartilhadas pelo proprietário do avião, Márcio Carpena, em suas redes sociais.

Segundo o G1, o perfil profissional de Gustavo revelava que o piloto tinha experiência de voo em aeronaves de diferentes tipos. Formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, ele chegou a atuar como copiloto em voos do modelo Embraer 190 (utilizado em voos domésticos) e como comandante de ATR, aviões utilizados em voos regionais.

O primeiro voo do piloto na aeronave que se acidentou hoje (7) foi realizado em dezembro de 2024, logo após a aquisição do avião pelo advogado Márcio Carpena. Nesta manhã, piloto e advogado voavam novamente juntos e tinham como destino a cidade de Porto Alegre.

Entenda o caso

Por volta das 7h20 da manhã desta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, a aeronave de pequeno saiu do Campo de Marte com destino a Porto Alegre. Após tentar um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, o avião sofreu uma grande explosão e acabou atingindo pelo menos um ônibus e uma moto.

Ao menos seis pessoas foram encaminhadas para atendimento médico. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informa que os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao IML “e estão sendo periciados por equipes da Polícia Técnico-Científica para que sejam identificados no menor tempo possível. A ocorrência está sendo registrada no 23° DP (Perdizes). As polícias atuam em conjunto com os órgãos competentes para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.