Trump anuncia asilo para sul-africanos brancos “vítimas de discriminação”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que dará refúgio para sul-africanos brancos alvo de “políticas de discriminação” por parte do governo da África do Sul.

A medida faz parte de uma ordem executiva para cortar a assistência financeira ao país africano.

A decisão ocorre em meio à polêmica sobre a política de redistribuição de terras adotada pela África do Sul. Apesar de o país ter abandonado o Apartheid há 30 anos, a maior parte das terras agrícolas ainda pertence à minoria branca.

De acordo com a decisão assinada por Trump, “o Secretário de Estado e o Secretário de Segurança Interna tomarão as medidas apropriadas, de acordo com a lei, para priorizar a ajuda humanitária, incluindo a admissão e o reassentamento por meio do Programa de Admissão de Refugiados dos Estados Unidos, para os afrikaners na África do Sul que são vítimas de injustiças e violência”.

Ao justificar sua decisão, o republicano afirmou que a África do Sul “promulgou recentemente a Lei de Expropriação 13 de 2024 (Lei), que permite ao governo confiscar propriedades agrícolas de minorias étnicas afrikaners sem indenização”.

“Enquanto a África do Sul continuar a apoiar maus atores no cenário mundial e permitir ataques violentos a agricultores inocentes de minorias desfavorecidas, os Estados Unidos interromperão a ajuda e a assistência ao país”, disse a Casa Branca em um resumo da ordem.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.