Rio na Argentina vira “rio de sangue” e moradores apontam possível contaminação

No início deste mês de fevereiro de 2025, moradores de Avellaneda, um subúrbio de Buenos Aires, Argentina, foram surpreendidos ao perceber que o córrego Sarandí havia adquirido uma coloração vermelha intensa, assemelhando-se a sangue.

Além da aparência incomum, um odor forte emanava do curso d’água, causando preocupação entre os residentes locais.

“O cheiro nos acordou. Durante o dia, quando olhamos para o rio, ele estava completamente vermelho, todo manchado”, relatou María Ducomls, moradora da região. “Parecia um rio coberto de sangue, é horrível.”, de acordo com o Estadão.

As autoridades ambientais de Buenos Aires coletaram amostras da água para determinar a causa da coloração. Investigações iniciais sugerem que o fenômeno pode ter sido causado por algum tipo de corante orgânico.

No entanto, os moradores suspeitam que fábricas locais de couro e têxteis possam ser responsáveis, devido ao descarte de corantes e resíduos químicos no córrego.

“Outras vezes, o rio ficou amarelo, com um cheiro ácido que nos deixa com dor de garganta”, comentou uma residente identificada como Silvia.

  • LEIA TAMBÉM: Homem é baleado em posto de combustível em Rio dos Cedros

“Já vimos o rio em outras cores – azulado, esverdeado, rosado, arroxeado, com gordura na superfície que parece óleo.”, segundo o Estadão.

As autoridades locais continuam investigando o fato para identificar os responsáveis, uma amostra da água foi retirada para análise, conforme o Jornal de Pomerode.

ASSISTA AO VÍDEO

 

O post Rio na Argentina vira “rio de sangue” e moradores apontam possível contaminação apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.