“Revolta por Cima” tem pré-estreia no Cine Humberto Mauro

O média-metragem “Revolta por Cima”, protagonizado por mulheres que têm trajetória de vida nas ruas de BH, terá pré-estreia nesta terça-feira, 11 de fevereiro. A sessão será às 15h, no Cine Humberto Mauro. Entre memórias e futuros imaginados, o filme é fruto de um experimento coletivo que parte da delicada realidade de quem passa por situação de rua. Ao mesmo tempo, as histórias revelam o instante em que a indignação se converte em potência. Atravessando alegorias que buscam o sonho de uma vida melhor, o documentário é uma ode ao desejo de justiça. Um movimento que se mistura ao impulso de transformar, fazendo de “Revolta por Cima” um movimento vivo.

Filmado durante laboratórios de cinema conduzidos pelo Quando Coletivo, “Revolta por Cima” tem direção de Carla Onodera, Chris Tigra e Matheus Couto. Eles trabalharam a partir de um roteiro livre, feito coletivamente com mais de 40 mulheres acolhidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher. O CIAM, vale dizer, situa-se no bairro Lagoinha, e atua no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social. São pessoas com trajetória de vidas nas ruas, em uso prejudicial de álcool, drogas ou em situação de violência doméstica. 

Processo

Carla Onodera, co-diretora e produtora executiva de “Revolta por Cima”, lembra que a equipe chegou ao CIAM com um projeto de cineclube. Este previa uma prática de cinema para fazer um experimento coletivo audiovisual de curta duração. “No entanto, acabamos fazendo um média-metragem que aconteceu de forma espontânea, a partir do encontro com mulheres que quiseram partilhar suas vivências”, explica. Carla revela que, na verdade, não havia orçamento para fazer um filme assim. “Porém, bancamos a ideia incorporando inclusive a falta de recurso como dispositivo criativo. Tínhamos que fazer”, explana.

Um dos motivos que levaram a equipe a seguir em frente foi a indignação em “ver pessoas sendo cotidianamente ignoradas pela sociedade em função de sua classe social, raça ou gênero”. “No fim das contas, ‘Revolta por Cima’ traz muita força e beleza em meio a todas as violências estruturais a que estamos submetidas”, arremata Carla.

Serviço

Pré-estreia do média-metragem “Revolta por Cima”

Onde.  Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro).

Quando. Terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 15h.

Quanto. Entrada gratuita e sujeita à lotação do espaço. Retirada de ingresso 30 min antes da sessão.

Acessibilidade: Exibição com legenda descritiva

O filme tem duração de 45 minutos, classificação indicativa de 12 anos.

The post “Revolta por Cima” tem pré-estreia no Cine Humberto Mauro appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.