Votação do Oscar 2025 começa com ‘Anora’ e ‘Ainda Estou Aqui’ como favoritos

Selton Mello e Fernanda Torres no cartaz do filme “Ainda Estou Aqui” – Foto: reprodução

A votação final do Oscar 2025 teve início nesta terça-feira (11) e seguirá até o dia 18. Durante esse período, os quase 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolherão os vencedores da premiação mais importante do cinema.

A disputa deste ano é marcada por reviravoltas, com “Anora” despontando como favorito ao prêmio principal e o brasileiro “Ainda estou aqui” ganhando força na categoria de melhor filme internacional.

A cerimônia acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo pela TV Globo. A grande reviravolta recente veio com as vitórias de “Anora” no Sindicato dos Diretores (DGA) e no Sindicato dos Produtores (PGA) – prêmios que costumam indicar os ganhadores da Academia. Com isso, o filme de Sean Baker se tornou o nome mais forte para levar o prêmio principal.

Cartaz promocional do filme “Anora”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes – Foto: Reprodução

Além do reconhecimento na indústria, “Anora” venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Critics’ Choice Awards de melhor filme, consolidando seu favoritismo – no Oscar, o sistema de votação para melhor filme é o mesmo do PGA, o que reforça a vantagem da produção. Historicamente, 11 dos últimos 14 filmes que venceram os prêmios de diretores e produtores repetiram o feito na Academia.

Na disputa internacional, “Ainda estou aqui” representa o Brasil e se fortalece como principal candidato ao prêmio. O longa se destaca por ter sido indicado também a melhor filme, algo raro para um concorrente nessa categoria.

Seu principal adversário, “Emilia Pérez”, que lidera o número de indicações no ano, enfrenta polêmicas nos bastidores que podem comprometer suas chances.

A atriz Karla Sofía Gascón em cena do filme “Emilia Pérez” – Foto: Divulgação

Com a abertura da votação, as próximas semanas serão decisivas para definir os vencedores. Se “Ainda estou aqui” confirmar o favoritismo, o Brasil pode conquistar seu primeiro Oscar de melhor filme internacional.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.