Aula a céu aberto: Alunos terão experiência imersiva no Centro Histórico de Florianópolis para abrir o ano letivo

O centro histórico de Florianópolis, a área compreendida entre o Hospital de Caridade e a Ponte Hercílio Luz guarda edificações, praças e ruas de grande interesse dos turistas que visitam a capital do Estado, mas que, muitas vezes, passam despercebidos pelos próprios moradores. Como frequentadores da região, crianças, jovens e adultos percorrem o centro sem conhecer a beleza e a história guardadas nas calçadas e calçamentos, plantas e prédios. Praça 15 de Novembro e da Luz, Museu Cruz e Sousa, Museu de Florianópolis, Teatro Álvaro de Carvalho, Catedral Metropolitana, Mercado Público e Alfândega guardam um pouco da história da antiga Desterro.

E pensando nessa memória desconhecida que o Curso e Colégio Gaia vai começar o ano letivo de 2025 de uma forma diferente. Os alunos do Ensino Médio e do Segundo Ano vão ter aulas especiais no centro histórico. As turmas vão deixar as salas e vão percorrer a região histórica da capital. “A ideia é entrar em museus e conhecer como viveram os antepassados, os homens e mulheres que construíram Florianópolis desde quando ainda era a Vila do Desterro, saber como tudo foi se transformando na cidade que vivemos atualmente”, conta o professor Glauber Borba, responsável pelo acompanhamento pedagógico. Os alunos que já frequentaram o Gaia conhecem a construção icônica que a escola está inserida. O curso e o colégio funcionam no prédio tombado, na praça Getúlio Vargas, que já abrigou um asilo da Irmandade Senhor dos Passos.

O ano letivo começa a partir desta quarta-feira. No dia 12 de fevereiro, para os alunos do primeiro ano. Neste dia, eles serão recepcionados de forma especial, com música, brincadeiras, atividades lúdicas e uma caminhada pelo centro histórico, na região da escola. A caminhada de reconhecimento do bairro vai até a Praça XV e a Catedral Metropolitana. No retorno ao colégio, as turmas serão divididas em outras atividades para mais integração entre os estudantes. No dia 13, é a vez dos alunos dos primeiros e segundos anos voltarem às aulas com treinamento de evacuação em casos de incêndio; no dia 14, é dia de festa de integração entre todas as turmas, com recepção dos alunos do terceirão. Dia 17 iniciam as aulas regulares para todos. Já no dia 24, as aulas iniciam para o cursinho pré-vestibular que vai passar para a sede nova, na avenida Rio Branco, com recepção especial.

O Curso e Colégio Gaia

O Curso Gaia surgiu há 15 anos, fundado por cinco sócios que se conheceram em escolas onde trabalhavam juntos e decidiram unir forças em nome de uma proposta pedagógica inovadora. Quatro desses sócios ainda estão no negócio, que cresceu ao longo dos anos. Durante a pandemia de Covid-19, o colégio abriu o Ensino Médio e se mudou para a sede histórica. Samuel Abreu é diretor de ensino, Igor Lacerda Mendonça Viana cuida da parte financeira da empresa, o setor pedagógico é liderado por Aluísio Caffé, que mora em Portugal, e Glauber Borba atua como professor de Física e no acompanhamento pedagógico dos alunos.

O material didático próprio, produzido pela editora interna do colégio, é outro diferencial. Dessa forma, os alunos têm acesso a recursos exclusivos para melhorar o aprendizado. Além disso, o ambiente escolar inclui, sempre, atividades lúdicas, viagens e momentos de descanso, buscando o desenvolvimento integral dos estudantes.

O post Aula a céu aberto: Alunos terão experiência imersiva no Centro Histórico de Florianópolis para abrir o ano letivo apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.