Android 16 ganha recursos avançados de foto em nova versão beta

O Google liberou a segunda versão beta pública do Android 16. O sistema operacional traz novas ferramentas que devem agradar quem gosta de fotografia, com controles mais precisos para vários parâmetros das imagens.

“Esta versão adiciona novos suportes para experiências profissionais de câmera, efeitos gráficos, estende nossa estrutura de desempenho e continua a evolução de recursos relacionados à privacidade, segurança e tarefas em segundo plano”, diz o texto publicado no Android Developers Blog e assinado por Matthey McCullough, vice-presidente de produto.

Quais são os novos recursos de câmera?

A nova versão de testes do Android 16 traz modos de exposição automática híbrida. Isso significa que será possível selecionar o ISO ou o tempo de exposição, deixando que o sistema se encarregue do resto. É um meio-termo entre o modo totalmente automático e o totalmente manual.

O balanço de branco também terá controles precisos de temperatura de cor e de matiz. Como observa o Verge, isso serve para compensar condições de iluminação sem precisar aplicar correções de cores na hora de editar as fotos.

O Android 16 Beta 2 traz ainda suporte a imagens com Ultra HDR no formato HEIC, compressão que gera arquivos menores que o JPEG.

Quais as outras novidades do Android 16?

O Android 16 está em sua segunda versão beta pública. Até agora, o sistema já apresentou os seguintes recursos novos:

  • Abrir o Google Wallet apertando duas vezes o botão liga/desliga.
  • Opções para deixar a tela mais escura que o normal.
  • Controles de região e sistema de medidas.
  • Painel de privacidade com histórico de até sete dias.
  • Redução de notificações, caso elas cheguem em grande quantidade.
  • Notificações com atualizações ao vivo, para entregas, viagens e navegação.

Quando o Android 16 será apresentado?

Saberemos mais detalhes sobre o Android 16 na Google I/O 2025, conferência da empresa para desenvolvedores, marcada para os dias 20 e 21 de maio.

É possível que o sistema operacional seja lançado também nestas datas. O Google já adiantou que quer passar a liberar as grandes atualizações no segundo trimestre, para alinhar seu cronograma ao das fabricantes de smartphones.

Mesmo assim, as novas versões de Android sempre chegam primeiro aos smartphones da linha Pixel. Aparelhos de outras marcas precisam esperar as respectivas empresas adaptarem o sistema e criarem suas customizações, o que pode levar alguns meses.

Com informações do Android Developers Blog, Verge, Thurrott e 9to5Google

Android 16 ganha recursos avançados de foto em nova versão beta

Adicionar aos favoritos o Link permanente.