Cidadania Cariri: Mulheres celebram emissão de documentos no primeiro mutirão da trabalhadora rural

Mulheres salitrenses e de demais cidades do Cariri participaram do mutirão de documentação da trabalhadora rural em Salitre, dos dias 18 a 20 de fevereiro. As mulheres rurais emitiram documentos pessoais, como primeira via do Registro Geral (RG), certidão de nascimento, Carteira do Idoso e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), entre outros.

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Irineuda Lopes, ressaltou a importância do mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais. “A documentação leva dignidade e visibilidade às mulheres que vivem no campo. Com os documentos nas mãos, essas trabalhadoras poderão acessar políticas públicas do governo federal, estadual e municipal. É o Governo do Estado garantindo direitos e chegando nos espaços onde as pessoas mais precisam”, destacou. Todos os serviços foram gratuitos.

O mutirão também contou com outros serviços, como cantinho do autocuidado da mulher rural, Cadúnico, Caminhão da Cidadania, informações sobre documentação básica, entre outras ações. De Campos Sales, cidade vizinha à Salitre, a agricultora familiar Zuleide de Sousa festejou a emissão dos documentos. “Estou muito feliz pois daqui a um tempinho vou ter toda a minha documentação que faltava em mãos. Para mim, é muita felicidade porque eles (documentos) vão me ajudar bastante. Sem documentos não somos nada”, ensina.

A programação do mutirão também contemplou familiares das trabalhadoras rurais. Ao lado da mãe, o estudante Douglas da Costa, de 7 anos, do distrito de Baixio do Meio, de Salitre, emitiu a primeira via do RG. “Tô muito feliz que daqui a um tempo vou receber a minha identidade. Com ela vou poder ir à escola, jogar bola, vai servir para um ‘monte de coisas’”, sorriu.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ciclo de mutirões no Ceará

Este foi o primeiro do ciclo de quatro mutirões. Os outros serão realizados nos municípios de Monsenhor Tabosa, Paramoti e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A meta é garantir 1.600 documentos às mulheres trabalhadores rurais.

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Salitre, Cícera de França, parabenizou a iniciativa. “Este mutirão da documentação da trabalhadora rural foi muito importante para Salitre e toda região porque vai ajudar os representantes das famílias a conquistarem direitos básicos, como benefícios previdenciários, aposentadoria por idade rural, entre outros. É um movimento que veio para acrescentar na vida de toda a população salitrense”, frisou.

O projeto mutirão de documentação da trabalhadora rural, que ocorre nos nove estados nordestinos, é uma realização do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). No Ceará, o mutirão é coordenado pela SDA, em parceria com entidades, órgãos federais, estaduais e municipais.

Parcerias

O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará. “Ficamos muito satisfeitos que o nosso município foi o primeiro local a receber o primeiro mutirão de ações para as trabalhadoras rurais. Quero agradecer imensamente todos os parceiros e reafirmar que estamos sempre juntos e disponíveis para as nossas comunidades. Viva nossas trabalhadoras rurais”, salientou o gestor municipal.

Os mutirões acontecem com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), e das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice).

Leia também | Exposição em São Paulo celebra 50 anos de carreira solo de Ney Matogrosso

Cultura Exposição em São Paulo celebra 50 anos de carreira solo de Ney Matogrosso

The post Cidadania Cariri: Mulheres celebram emissão de documentos no primeiro mutirão da trabalhadora rural first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.