Day trade: Aumento da automação é inegável, mas investidor precisa ter mais confiança

É uma unanimidade entre as empresas de tecnologia que atuam no segmento trader que o avanço das operações automatizadas no mercado financeiro veio para ficar. E, para esse ano, a expectativa é que a área se desenvolva ainda mais.

Segundo Rodrigo Freitas, diretor da RocketTrader, o mercado vem se transformando com a automação das operações de trading. “As pessoas físicas querem facilidade para operar no mercado, sem complicação de ter que instalar uma ferramenta”, disse, durante o Smart Summit, que acontece no Rio de Janeiro (RJ). “E a automação ajuda demais essas pessoas”, complementou.

“A gente imagina que tem muito crescimento (pela frente), mas nem todo mundo conhece”, afirmou. Para Freitas, com várias estratégias para os ativos automatizadas disponíveis, o investidor pode escolher a que está dentro do seu risco e “simplesmente acompanhar os resultados”.

Lucas Chagas, head de educação e parcerias na SpiderTrader, acredita que o mercado de automação tende a crescer muito no Brasil. “O mercado de trading no país é ainda pequeno”, observou.

Estratégia de trader

“Muitas pessoas que querem entrar (no mercado financeiro) podem fazer isso por meio da automação (das operações), que é uma maneira fácil e acessível de ingressar (na área), seguindo a estratégia de algum trader“, justificou.

“O acesso acaba sendo mais tranquilo (ao trade), já que não exige conhecimento extremamente especializado, para quem quer entrar no mundo da automação”, completou.

No entanto, Chagas vê desafios tecnológicos à frente. “Um deles é a segurança da operação, principalmente no envio de ordem”, mencionou.

“Na questão de quem oferta o produto, há o desafio do marketing de dar a mensagem correta, que existe rentabilidade para o investidor e também riscos”, disse.

Leonardo Schattschneider, responsável por parcerias da Nelogica, vê uma demanda do cliente por sistemas automatizados.

“A gente busca segurança tecnológica e uma qualidade para o cliente final. O cliente está preocupado com essa experiência com segurança”, pontuou.

Ele afirmou que parte da estratégia no Brasil da empresa é aumentar a participação na automação das operações no mercado financeiro.

Melhorar a experiência

“A automatização ajuda a democratizar o acesso (ao trade)”, destacou Marcos Horie, head de produto de renda variável da XP.

Mas, segundo ele, dá para melhorar muito a experiência do usuário. “A gente tem que evoluir nisso, do cliente acompanhar a estratégia que ele optou”, ressaltou.

Guilherme Castro, sócio da Ontick, vê a automação muito usada pelos grandes fundos e o chamado segmento institucional. “Mas a pessoa física tem pouco acesso.”

“Mas a automação é o futuro. Operação em bolsa ela vai ser feita por algoritmos. O futuro da bolsa são algoritmos”, afirmou.

“A tendência é que cada vez mais se tenha robô operando na bolsa de valores”, concluiu.

The post Day trade: Aumento da automação é inegável, mas investidor precisa ter mais confiança appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.