Curta! e CurtaOn trazem obras que exaltam o universo feminino

Para celebrar as mulheres, o Curta! e o CurtaOn – Clube de Documentários – prepararam uma programação especial para o mês de março. Assim, foram selecionados documentários de longa-metragem e episódios de séries, inéditos e exclusivos. São títulos que irão para exibição ao longo do mês, bem como para uma maratona de 24 horas no canal Curta!, no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Já no CurtaOn, ficam disponíveis a qualquer momento, na pasta especial Mulheres que nos Inspiram. Ao todo, são mais de 80 atrações. 

No Curta! e no CurtaOn, Helena Solberg, única diretora a participar do movimento Cinema Novo, revisita sua própria filmografia no longa inédito “Um Filme para Beatrice”. Já no documentário “Escrita Delas”, de Vanessa de Araújo Souza, o enfoque é para a autoria feminina na literatura. Tal qual, a influência de grandes figuras como Nélida Pinon, Marina Colasanti, Conceição Evaristo e Lia Luft.

Séries originais

Também nos dois canais poderão ser vistos episódios inéditos de séries originais. “Cinéticas”, de Caroline Margoni, apresenta o perfil e o processo criativo de nove cineastas brasileiras e sul-americanas. São elas: Everlane Moraes, Renata Pinheiro, Graci Guarani, Inés Barrionuevo, Glenda Nicácio, Dominga Sotomayor, Carol Markowicz, Lucía Garibaldi, Jorane Castro. Já “Instantes Cruzados”, de Sérgio Bloch, revisita as mais emblemáticas fotografias do passado do Brasil pelo olhar de fotógrafos contemporâneos. São nomes como os de Paula Trope, Mariana Mayara e Betina Polaroid.

Outra estreia do mês, disponível apenas no Curta!, é “O Nascimento de H. Teixeira”, de Roberta Canuto. O documentário desvenda o pensamento crítico da ensaísta, escritora e editora Heloísa Buarque de Hollanda, que mudou seu nome para Heloísa Teixeira. Imortal, ela foi a décima mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e é uma das maiores pensadoras do feminismo brasileiro.

Maratona

Conteúdos sobre mulheres que estrearam no Curta! integram a maratona Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a partir da meia-noite. São 21 conteúdos que exploram a narrativa de figuras femininas relevantes para a arte brasileira. Entre eles, “Cássia Eller”, sobre a trajetória da cantora; bem como “Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares”, que aborda a obra inovadora da artista plástica. Do mesmo modo, “Clarice Niskier: Teatro dos Pés à Cabeça”, contando a paixão da atriz pelo teatro. Ou, ainda,  “Dolores Duran – O Coração da Noite”, abordando a luta da artista  contra o racismo e machismo.

Grandes Cenas

No CurtaOn, 80 produções documentais celebram o mês das mulheres. A pasta temática “Mulheres que nos Inspiram” conta com séries como ‘Grandes Cenas’, com um episódio sobre ‘Que Horas Ela Volta’, de Anna Muylaert. Ou, ainda, ‘Nós, Documentaristas’, com a diretora Petra Costa. Do mesmo modo, ‘Artistas Plásticos Brasileiros’ debate sobre as obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. ‘Onde Nascem as Ideias’ explora a criatividade da diretora Bia Lessa.

Entre os documentários, destaque para ‘Maya Angelou – Ainda Me Levanto’, de Rita Coburn Whack e Bob Hercules; bem como ‘Libertem Angela Davis’, de Shola Linch. Ou, ainda, ‘Maria Callas: Vida e Obra’, com direção de Alan Lewens e Alastair Mitchell; ‘Incompatível Com a Vida’, de Eliza Capai; e ‘Lobby do Batom’, dirigido por Gabriela Gastal.

O streaming

O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!. É disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br).  Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo traz filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.

The post Curta! e CurtaOn trazem obras que exaltam o universo feminino appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.