Lagoa da Conceição: conheça o ponto turístico de Florianópolis que está entre os mais contaminados com cocaína do mundo

Amanhecer no mirante do Morro da Lagoa da Conceição
Amanhecer no mirante do Morro da Lagoa da Conceição -Wilson Coelho/NSC TV

Um estudo recente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está entre os locais com maior concentração de cocaína no mundo. A região, conhecida por suas belezas naturais e por ser um dos principais pontos turísticos da capital catarinense, agora enfrenta preocupações ambientais. Com informações do g1.

Contaminação por cocaína e outros poluentes

A pesquisa, liderada pela professora Silvani Verruck, identificou 35 “contaminantes emergentes” na Lagoa, incluindo cafeína, antibióticos, analgésicos e produtos de higiene pessoal. Segundo Verruck, os níveis de cocaína e benzoilecgonina (metabólito da droga) são “surpreendentes, mas esperados”, resultado do descarte humano através de urina e fezes.

O estudo faz parte do Programa de Recuperação Ambiental, implementado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) após o rompimento da lagoa artificial de infiltração da Estação de Tratamento de Esgotos da região.

Qualidade da água e impacto ambiental

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) monitora semanalmente nove pontos da lagoa, analisando a concentração de coliformes fecais. Na última avaliação, quatro pontos foram considerados impróprios para banho. No entanto, a pesquisa apontou que o pescado da região não apresenta risco para o consumo humano.

Lagoa da Conceição no domingo (23)
Lagoa da Conceição no domingo (23) – Diorgenes Pandini/NSC

Atrações turísticas da Lagoa da Conceição

Apesar das preocupações ambientais, a Lagoa da Conceição continua sendo um dos destinos mais procurados em Florianópolis. Entre os principais atrativos estão:

  • Mirante da Lagoa da Conceição: Localizado no alto do Morro da Lagoa, oferece uma vista panorâmica do Leste da Ilha, incluindo a Praia da Joaquina, a Avenida das Rendeiras e a Ilha do Xavier.
  • Feiras de artesanato: A tradicional Feira Guarapuvu acontece aos sábados e domingos na Praça Bento Silvério, com produtos variados para turistas e moradores.
  • Avenida das Rendeiras: Principal via da região, reúne bares, restaurantes especializados em frutos do mar e casas noturnas. Também é ponto de encontro para a prática de atividades físicas.
  • Prática de sandboard: As dunas próximas à Lagoa são ideais para o sandboard. O aluguel de pranchas custa, em média, R$ 30 por hora.
  • Passeio para a Costa da Lagoa: Barcos partem diariamente do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, levando visitantes para essa área preservada e cheia de trilhas.
  • Veleiros: A geografia e os ventos da Lagoa atraem velejadores amadores e profissionais, com clubes e escolas que oferecem cursos e passeios.

Reação das autoridades

Em resposta às conclusões do estudo, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis afirmou que os resultados “refletem os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente”. Já a Casan atribuiu a contaminação ao crescimento populacional e ao descarte inadequado de esgoto.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.