O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (8), em São Paulo, que o Brasil está melhor posicionado do que os demais países da América Latina para enfrentar os efeitos da nova guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos. A declaração foi feita durante o 11º Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI.
Segundo o ministro, o país tem uma posição vantajosa em relação aos vizinhos por conta de reservas cambiais sólidas, superávit comercial, uma safra recorde e uma economia em crescimento, mesmo com juros altos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“O Brasil tem reservas cambiais, tem um saldo comercial bastante robusto, está colhendo uma supersafra. E está com uma taxa de juros alta e crescendo”, destacou Haddad.
Ele ainda comparou a situação brasileira com a de outros países latino-americanos, afirmando que o grau de liberdade econômica do Brasil não tem paralelo na região, nem mesmo no México.
Apesar do possível reposicionamento do Brasil como fornecedor de produtos mais competitivos para os EUA, o ministro ponderou que a China continua sendo o principal parceiro comercial e que qualquer movimentação brusca exige diplomacia e cautela:
“Diante do incêndio, nós estamos mais perto da porta de saída do que outros países”, comentou.
“Mas não é o momento de anunciar medidas. É hora de ter prudência diplomática e considerar nossa posição estratégica”, completou.
Leia também | Contas públicas têm déficit de R$ 19 bilhões em fevereiro
The post Economia: Haddad diz que Brasil está mais preparado que vizinhos para enfrentar tarifaço de Trump Ministro da Fazenda aponta vantagens econômicas do Brasil diante da guerra comercial iniciada pelos EUA e alerta para prudência diplomática first appeared on Portal Terra da Luz.