
Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação nacional contra uma das maiores redes de crimes cibernéticos voltados contra menores de idade. A ação, nomeada de ‘Adolescência Segura’, cumpriu mandados em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Segundo as autoridades, dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos até o momento.
A operação tem como foco uma organização criminosa acusada de diversos crimes de ódio e violência na internet, com alvos principais em crianças e adolescentes
De acordo com a Polícia Civil, a rede utilizava plataformas digitais para induzir ao suicídio, divulgar pornografia infantil, promover apologia ao nazismo, entre outros crimes. O trabalho contou com o apoio do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de agentes civis de sete estados.
A investigação teve início após um ataque brutal ocorrido em fevereiro, quando um adolescente jogou coquetéis molotov em um homem em situação de rua que dormia na calçada. A ação foi filmada e transmitida ao vivo por outro integrante da rede criminosa. As autoridades descobriram que o crime fazia parte de uma prática coordenada dentro de um servidor online administrado pelos suspeitos.
Adolescente ataca morador de rua com coquetel molotov
[image or embed]
— Diário do Centro do Mundo (@dcmonline.bsky.social) February 21, 2025 at 10:37 AM
As plataformas digitais eram utilizadas para atrair vítimas, especialmente estudantes, por meio de manipulação psicológica e aliciamento.
Os investigadores identificaram um padrão de alvos e atuação estruturada, o que reforça a tese de que se trata de uma organização criminosa consolidada. Agências norte-americanas também contribuíram com informações e relatórios para auxiliar na operação.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line