
Enquanto fiéis ao redor do mundo lamentam a morte do Papa Francisco aos 88 anos, ocorrida na segunda-feira, 21, ressurge nas redes uma profecia de Nostradamus apontando que seria um possível enfraquecimento da Igreja Católica no cenário mundial.
No livro “As Profecias”, publicado em 1555, Michel de Nostredame, conhecido como Nostradamus, escreveu uma série de previsões marcadas por imagens sombrias como guerras brutais, catástrofes naturais e o retorno de epidemias.
Entre elas, aparece a morte de um Papa “muito idoso” e uma advertência sobre a perda de força da Igreja. A passagem diz: “Através da morte de um Pontífice muito antigo / Um romano de idade avançada será eleito / Dele será dito que ele enfraquece seu assento / Mas por muito tempo ele se sentará e em atividade mordaz”.
O Vaticano confirmou que Francisco, nascido na Argentina, morreu após semanas hospitalizado, lutando contra uma infecção que evoluiu para pneumonia.
Em outro trecho, Nostradamus teria mencionado um possível sucessor do papa: “Um jovem de pele escura, com a ajuda do grande rei, entregará a bolsa a outro de cor vermelha”. As interpretações variam, mas o trecho é visto por alguns como sinal de mudanças significativas na liderança católica.
A saúde do Papa vinha se deteriorando há meses. Ele foi internado pela primeira vez em 14 de fevereiro, o que o levou a cancelar compromissos importantes. Nos últimos meses, teve recaídas, incluindo uma hérnia abdominal e quedas. Sua última internação havia ocorrido em março de 2023, por causa de uma bronquite. O Conclave que escolherá seu sucessor só deve começar em cerca de duas semanas.
Durante o luto, o corpo de Francisco ficará exposto na Basílica de São Pedro, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, rompendo com a tradição de seus antecessores. No domingo anterior à sua morte, ele apareceu na sacada do Vaticano para a bênção Urbi et Orbi.
Antes disso, teve um encontro breve com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que passava a Páscoa na Itália. Francisco foi o primeiro papa não europeu em mais de um milênio e marcou seu pontificado com posicionamentos considerados mais abertos em temas sociais, o que lhe rendeu tanto apoio quanto resistência.
Nostradamus, além da morte do pontífice, teria previsto para 2025 confrontos entre potências europeias e a Inglaterra, epidemias, guerras devastadoras e até uma bola de fogo vinda do espaço.