
O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, após procissão iniciada por volta das 4h (horário de Brasília). Multidões aguardavam o início do velório, previsto para as 6h.
Até sexta-feira, 25, o público poderá prestar as últimas homenagens ao pontífice.
O cortejo passou pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos, Arco dos Sinos e entrou pela porta central da basílica. Francisco optou por um trajeto mais simples, retirando o Palácio Apostólico da rota.
A procissão foi presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, que também conduz a Liturgia da Palavra na basílica.
Antes da saída da Casa Santa Marta, houve um momento de oração.
Atendendo a desejos pessoais do papa, o corpo foi colocado diretamente no caixão, sem plataforma elevada, e o próprio caixão é mais simples — feito de madeira revestida com zinco, em vez das tradicionais três urnas (cipreste, chumbo e carvalho).
O funeral será no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista, decano do Colégio dos Cardeais. A celebração marcará o início dos “novemdiales”, os nove dias de luto e orações.