XP bloqueia acesso não autorizado em empresa parceira, sem impacto para clientes

XP inc.

A XP Inc. informou, nesta quinta-feira (24), que identificou um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. O incidente ocorreu no dia 22 de março e, “imediatamente, a empresa efetivou o bloqueio deste acesso e comunicou o caso as autoridades competentes”.

Segundo a companhia, os recursos de todos os clientes estão seguros e protegidos. “Nenhuma operação financeira foi realizada. Não foram acessadas informações como senha, assinatura eletrônica e biometria, e nem mesmo CPF ou documento de identidade”, disse a XP.

Ainda de acordo com a empresa, nenhum sistema interno foi atingido, e todas as operações seguem funcionando normalmente. “A utilização dos aplicativos e sites da XP Inc. pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar senha”, afirmou a XP. A empresa informou a investidores que não teve qualquer impacto financeiro.

Acesso não autorizado

Diferente de um ataque hacker, um acesso não autorizado ocorre quando uma pessoa ou empresa tem, na maioria dos casos, visibilidade momentânea a informações de determinado grupo de clientes, sem que tenha autorização para tal.

No caso da XP, de acordo com a empresa, as informações pessoais dos clientes não estão sendo compartilhadas ou divulgadas de forma pública. “A conta e os investimentos dos clientes, que foram todos comunicados por e-mail, estão em total segurança, pois nenhum sistema interno da XP Inc. foi acessado”, afirmou a companhia.

Atenção

A empresa sempre orienta os clientes a desconfiarem de ligações telefônicas sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações. “Nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico. A XP não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por sms ou e-mail”, afirmou.

The post XP bloqueia acesso não autorizado em empresa parceira, sem impacto para clientes appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.