Inscrições para o Encceja 2025 estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até o dia 2 de maio pela plataforma oficial do exame.

 

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio da aprovação no exame, o candidato pode obter o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. Este ano, as provas serão aplicadas no dia 3 de agosto. Para auxiliar no processo, no Dia da Educação, 28 de abril, o Canal Futura fará uma live no YouTube falando sobre o exame. A transmissão será focada em explicar o que é, como funciona e como as pessoas podem participar do Encceja. Os participantes também poderão aproveitar o momento para tirar dúvidas.

 

A live terá a participação de Renan Silva, diretor da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho, Andreia Gonçalves, coordenadora-geral de desenvolvimento da aplicação do Encceja/Inep e Ana Lúcia Sanches, diretora de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos/Secadi.

 

Evelyn Lima, coordenadora pedagógica da escola da Fundação Roberto Marinho, explica que “o Encceja é uma política importante pois possibilita que diversos jovens e adultos, principalmente trabalhadores que não conseguem frequentar a escola, possam realizar o sonho de concluir a educação básica e alçar voos mais longos”. Renan Carlos da Silva, diretor da escola, complementa: “com o certificado em mãos, a pessoa pode buscar um emprego melhor, começar um curso técnico, entrar na faculdade ou simplesmente realizar o sonho de concluir os estudos”.

 

Além das turmas presenciais de educação de Jovens e adultos (EJA), a escola da Fundação Roberto Marinho também desenvolve o SEJA, preparatório gratuito e digital para jovens e adultos que buscam concluir seus estudos pelo Encceja. “O curso possui aulas semanais, textos e exercícios de cada área do conhecimento, além de lives semanais, para auxiliar os estudantes na realização do exame”, detalha Evelyn.

 

“O conteúdo cobrado no Encceja está disponível na página oficial do Inep. As orientações mostram o que é esperado em cada área, com exemplos de questões e explicações sobre as competências avaliadas”, explica Renan.

 

Na visão do diretor escolar, o SEJA pode ser um facilitador para quem precisa estudar de forma autônoma para o exame. “Nosso preparatório é baseado na matriz do Encceja e nas provas anteriores. Isso significa que você encontra nos nossos conteúdos — aulas, resumos, atividades e simulados — exatamente o que precisa estudar para se preparar bem. Tudo isso de uma forma clara, acessível e respeitando o tempo de cada um”.

Com informações: Carmem Lúcia da Silva

Adicionar aos favoritos o Link permanente.