Equipe de Goiás é a grande campeã do Revezamento Volta à Ilha 2025

Villarinho, de Senador Canedo (GO), é a melhor equipe da edição deste ano da maior corrida de revezamento da América Latina, realizada neste sábado (26) em Florianópolis – Fotos: Lincoln Schindler/Foco Radical/Eco Running

Florianópolis, 27 de abril de 2025 – Maior corrida de revezamento por equipes da América Latina, o 28º Revezamento Volta à Ilha foi realizado neste sábado (26), em Florianópolis. A maior edição da história recente do evento desafiou 4 mil atletas, distribuídos em mais de 350 equipes. Trilhas, praias, dunas, montanhas e mata atlântica serviram como cenário de um dia perfeito para a corrida. A equipe mais rápida em superar os 140 km de uma volta completa na Ilha da Magia foi a Villarinho 1, de Senador Canedo (GO), que conquistou o título de campeã geral do Revezamento Volta à Ilha 2025.

“A Villarinho tem muita tradição neste evento. Nós somos alunos da assessoria esportiva do treinador André Villarinho, um entusiasmo da prova, e ele nos incentiva a montar uma equipe para tentar vencer e deu certo. A grande maioria dos atletas da equipe é de Goiás e do Tocantins, que ainda não tinham participado da prova ainda. Achamos maravilhosos, com muita praia, muito verde e muitas paisagens. Isso ajudou muito a empolgar a nossa equipe”, afirmou Marcelo de Oliveira Machado, da equipe Vilarinho 1, que percorreu o percurso total em 9h35m57.

A assessoria esportiva goiana teve também a primeira equipe competitiva a chegar na arena montada em frente ao Trapiche da Beira-Mar Norte no sábado (26). Na categoria Dupla Masculina, Adriano Chiarini e Fabrício Frauzino completaram o percurso em 11h41m25 e garantiram o terceiro título seguido na categoria para o Villarinho. “Foi uma prova emocionante, um ajudar o outro e conseguir alcançar a meta de vencer. É o tricampeonato consecutivo da dupla Villarinho.

Com a organização da Eco Running, a largada do Rezemento Volta à Ilha 2025 começou às 4h10 no Trapiche da Beira-Mar Norte, com as primeiras equipes partindo ainda antes do amanhecer. As largadas seguiram até às 7h30, divididas entre as 13 categorias da prova, com grupos de dois, quatro, oito e de até 15 integrantes. Os atletas percorreram 19 trechos diferentes, com diferentes distâncias, completando 140 km de Volta à Ilha. O ponto final, na Beira-Mar Norte, foi palco de muita comemoração e superação coletiva.

“Nossa equipe tem muitas meninas manezinhas (que nasceram em Florianópolis) e que fizeram essa prova pela primeira vez. Eu não imaginava que era tão legal e muito bonita. É demais ganhar uma prova como esta e na nossa casa. Nos esforçamos para treinarmos juntas para este desafio e isso acabou fortalecendo bastante nossa amizade também”, disse Victória Lobo, da equipe GPA on Fire, de Florianópolis, campeã na categoria Elite Feminina.

A primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada, na tarde deste sábado (26), foi a Sprint Assessoria Esportiva, de Florianópolis, por volta das 16h20. O horário da categoria Participação C, que não disputa troféus, começou a prova às 4h40 e levou menos 12 horas para superar os 140 km de praias, trilhas, cantos e encantos da Ilha da Magia.

“Há anos a gente parou de participar em categorias competitivas e decidiu ir para as de participação, pra todo mundo se integrar e ter uma equipe com maior diversidade. Era um sonho da equipe cruzar o pórtico de chegada antes de todo o mundo, mesmo largando mais cedo. É uma equipe de trabalhadores, pessoas que treinam pro lazer, que têm a corrida como seu hobby e bem-estar”, festejou Paulo Domingos, treinador da Sprint Assessoria Esportiva.

Maior corrida por equipes da América Latina, o Revezamento Volta à Ilha é realizado desde 1996 e reúne paisagens exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. O percurso de 140 km é dividido em 19 trechos, com distâncias que variam entre 4 km a 16 km e com graus de dificuldade variados. Da Beira-Mar Norte, neste sábado (26), os passageiros seguiram até as praias do norte da ilha. De lá, o trajeto foi até a Lagoa da Conceição rumo às praias do sul, para então tomar o sentido de retorno ao local de início da prova.

Em nenhum ponto de Florianópolis houve bloqueio no fluxo de veículos para a realização do evento. Durante todo o dia, as equipes compartilharam momentos de superação e união, reafirmando o caráter coletivo do evento. Uma característica marcante que se preserva edição após edição do Rezemento Volta à Ilha.

“A edição deste ano foi uma das maiores dos últimos anos da nossa história. Tited uma grande participação de novos atletas e reencontramos amigos que participam do Revezamento Volta à Ilha ano após ano. Em cada uma delas, o clima e a natureza reservam novidades para a prova e, neste, tivemos a honra de fazer parte do calendário de 50 eventos que comemoram os 50 anos do Olympikus, o que reafirma a grandeza desse evento. Ainda assim, a essência se celebrar ao longo do tempo, de preservar o espírito de grupo e inspiração coletiva por meio da corrida”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running.

A programação do Revezamento Volta à Ilha 2025 começou ainda na quinta-feira (24) com a feira e retirada de kit, no Majestic Palace Hotel. Neste domingo (27), último dia da programação, foi a vez de consagrar os grandes campeões. A premiação oficial aconteceu também no Majestic Palace Hotel, com entrega de troféus para as melhores equipes nas categorias competitivas e confraternização entre os participantes.

“O Revezamento Volta à Ilha 2025 reafirmou sua posição como um dos eventos mais icônicos do calendário de grandes corridas brasileiras, comprovado por integrar aônico comemorado dos 50 anos da Olympikus, que trouxe ainda mais brilho à prova. Para o próximo ano, nosso compromisso é surpreender os atletas com novas experiências, mantendo a essência do evento”, destacou Rodrigo Lamin, diretor de inovação da Eco Running.

Resultados Revezamento Volta à Ilha 2025

Campeão geral: Villarinho 1 (Senador Canedo – GO), 9h35m57

1° lugar Cat. Elite Masculina: Urapazi (Florianópolis – SC), 9h37m32

1° lugar Cat. Elite Mista: Correria/Canova (Passo Fundo – RS), 10h36m48

1° lugar Cat. Elite Feminina: GPA em chamas (Florianópolis – SC), 12h06m14

1° lugar Cat. Veterana Mista: Campos Running #2 (Novo Hamburgo – RS), 12h26m56

1° lugar Cat. Veterana 45: Supermercado Jacomar (São José dos Pinhais – PR), 10h15m02 (Recorde da categoria)

1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes 60 (São Paulo – SP), 11h47m08

1° lugar Cat. Veterana 70: Ilha da Magia V70 (Florianópolis – SC), 14h38m02

1° lugar Cat. Dupla Masculina: Villarinho (Senador Canedo – GO), 11h41m25

1° lugar Cat. Dupla Feminina: A Dupla Pacífica do CVT (São José – SC), 14h52m59 (Recorde da categoria)

1° lugar Cat. Dupla Mista: ML MIX Run XP Investimentos (Rio de Janeiro – RJ), 11h44m35 (Registro da categoria)

1° lugar Cat. Quarteto: Quarteto WR (São José – SC), 12h08m41

Sobre a Eco Running

Então Eco Floripa Eventos Esportivos, nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. A empresa organiza eventos de corrida há quase 30 anos em Santa Catarina. O Rezemento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos os seus eventos esportivos são de criação própria e ressaltam as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional DesaFRIO, em Urubici, e o Rezemento São Chico, em São Francisco do Sul. Em 2023, com consultoria de Rodrigo Lamin, a empresa anunciou rebranding de marca e passou a ser Eco Running.

O post Equipe de Goiás é a grande campeã do Revezamento Volta à Ilha 2025 apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.