
Pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (28), revela um cenário favorável para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista, possível candidato à reeleição, aparece empatado em simulações de segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) e à frente de todos os outros adversários, incluindo Michelle Bolsonaro (PL).
No confronto direto com Tarcísio, Lula registra 46,7% das intenções de voto, o mesmo percentual do governador de São Paulo. Brancos, nulos e indecisos somam 6,6%. Considerando a margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos, o cenário é de empate técnico.
Contra Eduardo Leite (PSDB), Lula teria 45,3% dos votos, enquanto o tucano ficaria com apenas 24,2%. A diferença seria de 21,1 pontos percentuais. Brancos, nulos e indecisos chegam a 30,5%.
Em um eventual duelo contra Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula teria 45%, contra 36,3% do governador de Goiás, uma vantagem de 8,7 pontos. Contra Romeu Zema (Novo), Lula venceria com 45,6% a 39,5%, diferença de 6,1 pontos.
O petista também se sairia melhor contra Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, com 47,2% contra 34,9%, abrindo 12,3 pontos de vantagem.
Nos confrontos com figuras ligadas ao bolsonarismo, Lula lidera com margem apertada. Contra Michele Bolsonaro, Lula teria 46,6% contra 46,1%, diferença de apenas 0,5 ponto. Já contra Jair Bolsonaro (PL), Lula venceria com 48,5% contra 46,4%, abrindo 2,1 pontos. Nos dois casos, a disputa também pode ser considerada empate técnico, por conta da margem de erro.

1° turno
Nos cenários de primeiro turno analisados pela AtlasIntel, Lula, que recuperou sua popularidade, lidera a disputa com 42,8% das intenções de voto contra 34,3% de Tarcísio. Em uma outra projeção, enfrentando a ex-primeira-dama, o atual chefe do governo registra 43,3%, enquanto ela alcança 31,3%.
Em uma simulação repetindo os candidatos de 2022, a pesquisa aponta um empate técnico entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O filiado ao Partido Liberal teria 45,1% das intenções de voto, enquanto o petista registraria 44,2%. Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível após duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em um cenário sem Lula e Bolsonaro, Tarcísio de Freitas aparece na liderança com 35% das intenções de voto. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ocupa a segunda posição, com 32,3%. Bem mais atrás, Ciro Gomes (PDT) surge com 7,4%.
A pesquisa AtlasIntel foi realizada entre os dias 20 e 24 de abril, com 5.419 entrevistas feitas pela internet, através de Recrutamento Digital Aleatório. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line