
O governo do Paquistão afirmou nesta quarta-feira (30) que recebeu informações confiáveis de que a Índia pode lançar um ataque militar entre as próximas 24 a 36 horas. A declaração foi feita pelo ministro da Informação, Attaullah Tarar, que acusou Nova Délhi de usar como pretexto o atentado ocorrido na Caxemira indiana, onde 26 pessoas morreram na semana passada.
“Temos inteligência confiável de que a Índia planeja um ataque militar usando o incidente de Pahalgam como justificativa falsa”, escreveu Tarar na rede X. Segundo ele, qualquer agressão será respondida de forma “decisiva” e a Índia será “totalmente responsável” pelas consequências na região.
Pakistan has credible intelligence that India intends carrying out military action against Pakistan in the next 24-36 hours on the pretext of baseless and concocted allegations of involvement in the Pahalgam incident.
Indian self assumed hubristic role of Judge, Jury and… pic.twitter.com/WVW6yhxTJ0— Attaullah Tarar (@TararAttaullah) April 29, 2025
A Índia ainda não se manifestou oficialmente. O primeiro-ministro Narendra Modi disse que os responsáveis pelo ataque “serão perseguidos e punidos”. Em meio à escalada de tensões, o Paquistão fechou seu espaço aéreo para voos indianos, enquanto a Índia suspendeu provisoriamente o Tratado das Águas do Indo.
A Caxemira é reivindicada por ambos os países desde a partilha do território britânico em 1947. Índia e Paquistão já travaram três guerras, duas delas pela disputa da região. O ministro da Defesa paquistanês, Khawaja Asif, disse que a ameaça de invasão é real e que armas nucleares só seriam usadas “em caso de ameaça direta à existência do país”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_lined