A Petrobras registrou um crescimento de 5,4% na produção de petróleo, gás natural e líquidos de gás natural (LGN) no 1º trimestre de 2025, atingindo uma média de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).
Segundo a estatal, esse desempenho foi resultado da redução nas perdas operacionais por paradas de manutenção, do aumento da eficiência operacional na Bacia de Santos e da entrada em operação das plataformas FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, e FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero. Esses avanços compensaram parcialmente o declínio natural de produção.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A diretora de Engenharia, Tecnologia e Produção da Petrobras, Renata Baruzzi, destacou a importância da nova plataforma:
“A entrada em operação do FPSO Almirante Tamandaré é estratégica para a Petrobras. Além da alta capacidade de produção, a plataforma incorpora tecnologias de descarbonização, aumentando a eficiência e reduzindo as emissões.”
Queda nas vendas de derivados
Apesar do avanço na produção, a Petrobras informou que as vendas de derivados caíram em comparação com o 4º trimestre de 2024, impactadas pela sazonalidade da demanda.
- As vendas de gasolina caíram 7,9% no trimestre, reflexo da menor movimentação de veículos após o fim de ano.
- As vendas de diesel mantiveram patamar estável, com o S-10 representando 66% do total vendido.
- O consumo de Querosene de Aviação (QAV) caiu 1,7%, após alta no trimestre anterior por conta do G-20.
- As vendas de GLP (gás de cozinha) recuaram 3,3%, devido ao clima mais quente e férias escolares.
- A nafta registrou queda de 17,3% por conta da parada da Refinaria Abreu e Lima (RNEST).
- As vendas de óleo combustível caíram 12,5%, principalmente pelo menor uso no setor industrial.
- Houve aumento nas vendas para o setor marítimo, impulsionado pela temporada de cruzeiros.
Leia também | PF investiga fraude milionária no INSS envolvendo três diretores afastados
The post Economia: Produção de petróleo e gás da Petrobras cresce 5,4% no 1º trimestre de 2025 Alta na produção foi impulsionada por novas plataformas no pré-sal e maior eficiência operacional na Bacia de Santos first appeared on Portal Terra da Luz.