Flávio Bolsonaro quer deixar claro em PEC que praias não vão ser privatizadas

Praias

Relator da “PEC das Praias”, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse nesta terça (4) que vai fazer um ajuste no texto da Proposta de Emenda à Constituição após a repercussão negativa do projeto. Segundo o senador, a ideia é deixar claro que áreas à beira-mar de uso comum não vão ser privatizadas.

A PEC prevê a transferência de terrenos da marinha para estados, municípios ou proprietários particulares (entenda os principais pontos do projeto). “A PEC trata apenas desses terrenos, e o espaço público, que é a praia, vai continuar sendo de uso comum de todos os brasileiros”, disse o senador ao portal g1.

O projeto, que atualmente está sendo discutido no Senado, gerou polêmica após opositores e ambientalistas entenderem que o texto abre a possibilidade de terrenos que atualmente pertencem à União sejam privatizados.

Atualmente, a União permite que proprietários particulares, sejam pessoas ou empresas, usem e transmitam chamadas “terras de marinha”, desde que paguem o laudêmio, uma taxa que deixaria de existir se a PEC for aprovada.

“Por que ele [o proprietário particular] tem que pagar 0,6% do valor do imóvel todo ano para o governo federal, uma vez que ele já paga o IPTU para a prefeitura? Não tem nenhum sentido. O que eu quero é fazer com que essas propriedades passem em definitivo para aqueles que hoje as ocupam”, afirmou Bolsonaro.

The post Flávio Bolsonaro quer deixar claro em PEC que praias não vão ser privatizadas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.