Itaú: Rentabilidade vai ser manter alta ainda que carteira cresça menos, diz CEO

Milton Maluhy Filho

Os analistas classificaram as projeções do Itaú para 2025 como conservadoras. Entenderam que um crescimento de carteira previsto entre 4,5% e 8,5% no período é tímido, perto do avanço de mais de 15% em 2024. O CEO da instituição financeira, por sua vez, diz que o banco está confortável com o guidance e os números refletem as perspectivas de cenário que se apresentam hoje.

“Estamos conscientes do guidance e muito confortáveis. Se entendermos que o cenário mudou, nossa capacidade de mudança é rápida, e vamos fazer mudanças que forem necessárias, seja para um lado ou por outro”, afirmou Milton Maluhy Filho, em coletiva de imprensa sobre os resultados do banco no quarto trimestre de 2024 e ano cheio.

“O banco nunca esteve tão bem para enfrentar qualquer tipo de cenário”, disse o executivo, mais de uma vez, durante a entrevista. Por hora, o cenário é visto como contracionista, mas a estratégia de crescimento do banco não muda em relação aos dois últimos anos, diz Maluhy.

O executivo diz que o banco segue focado em “clientes mais resilientes” e que, via de regra, o Itaú não faz “avanços substanciais na carteira para ficar ajustando custos de crédito depois”. Maluhy acrescentou que o Itaú vai continuar com resultados consistentes em 2025, com rentabilidade medida pelo retorno sobre patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) acima de 20%.

Os economistas do Itaú projetam juros a 15,75% ao final de 2025 e inflação (medida pelo IPCA) a 5,8%. Mas o CEO do banco chama atenção para o comportamento recente do câmbio, o que em sua visão pode ser um cenário “um pouco mais positivo”.

Por enquanto, o Itaú projeta dólar a R$ 5,90 no final deste ano.

The post Itaú: Rentabilidade vai ser manter alta ainda que carteira cresça menos, diz CEO appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.