Eventos para ficar de olho (e com acesso gratuito)

Listamos, aqui, experiências super interessantes que vão acontecer na capital mineira nos próximos dias, e que têm acesso gratuito

Patrícia Cassese | Editora Assistente

A programação artístico-cultural da próxima semana, a segunda de junho de 2024, traz uma série de atividades pra lá de interessantes – e, com um chamariz e tanto: acesso gratuito. Mas antes de passar para a outra semana, ainda tem uma atração para ficar de olho neste sábado, 8 de junho, quando o CCBB Educativo realiza uma atividade de suma importância. Assim, para abordar a importância do letramento racial como um conjunto de ações que ajudam na desconstrução de formas racistas de pensar, o equipamento convida a professora e escritora Lorena Barbosa.

Na terça, a nova edição do Letra em Cena está simplesmente imperdível. Desse modo, o jornalista José Eduardo Gonçalves conversa com dois nomes celebrados na literatura contemporânea brasileira: Aline Bei e Natalia Timerman. Será no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a partir das 19h. No dia seguinte, na quarta-feira, 12 de junho, outro evento gratuito. Assim, às 20h, a Academia Mineira de Letras (AML), em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, promove mais uma edição do Lacan na Academia. Nos dias 14 e 15, o Festival Benengeli – Semana Internacional das Letras em Espanhol traz dois eventos – um deles, trazendo a escritora Begoña Gómez Urzaiz. Confira, a seguir!

Letra em Cena com Natalia Timerman e Aline Bei

Na terça-feira, dia 11 de junho, às 19h, o projeto Letra em Cena, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, convida as escritoras Natalia Timerman e Aline Bei. A conversa, que acontecerá no Teatro do espaço (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes), será mediada pelo jornalista e curador do projeto José Eduardo Gonçalves. Com dois romances lançados – “O Peso do Pássaro Morte” (2017) e “Pequena Coreografia do Adeus” (2021) –, Aline Bei já venceu prêmios como o São Paulo de Literatura e o Toca. Natalia Timerman é médica, escritora e colunista do UOL. Publicou os livros “Desterros” (2017), “Rachaduras” (2019), “Copo Vazio” (2021) e “Os Óculos de Lucas” (2022), dedicado ao público infantojuvenil. Mais recentemente, “As Pequenas Chances” (2023). O ingresso, gratuito, pode ser retirado no site da Sympla a partir de 10/6, segunda-feira.

Aline Bei é uma das convidadas do próximo Letra em Cena... (Lorena Dini/Divulgação)
Aline Bei é uma das convidadas do próximo Letra em Cena… (Lorena Dini/Divulgação)

Letramento racial

Como pode a educação desenvolver, na população, o compromisso de ser antirracista? Para abordar a importância do letramento racial como um conjunto de ações que ajudam na desconstrução de formas racistas de pensar, o CCBB Educativo convida a professora e escritora Lorena Barbosa. Parte do programa Territórios e Saberes e inspirada na exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, a iniciativa acontece neste sábado, 8 de junho, das 10h30 ao meio-dia, no CCBB BH (Praça da Liberdade, 450).

Durante a conversa, destinada a educadores e público em geral, Barbosa vai partilhar pesquisas que conectam a literatura, a história e a sociologia para pensar o papel da educação na construção de indivíduos antirracistas. São informações que mostram como se deu a construção da sociedade brasileira. Tal qual, que instigam o combate ao desrespeito e ao preconceito que ameaçam a existência de um grupo populacional. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo link

Masterclass gratuita em BH

Os músicos Eliane Tokeshi (violino), Toninho Carrasqueira (flauta) e Alexandre Ficarelli (oboé) ministrarão uma masterclass gratuita na próxima quinta-feira, 13 de junho, na Escola de Música da UFMG – Campus Pampulha (Av. Pres. Antônio Carlos, 6.627). Será das 10 às 12h. Vagas para executantes: 4 para cada professor. Vagas para ouvintes: Limitadas à lotação das salas. Entrada franca. Para fazer a inscrição, acesse, aqui, o link.

Professora associada do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, a carreira multifacetada da violinista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga (Katia Kuwabara/Divulgação)
Professora associada do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, a carreira multifacetada da violinista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga (Katia Kuwabara/Divulgação)

A apresentação será realizada através do projeto de extensão “Seminários de atualização técnica, histórica e artística na performance instrumental”. O trio está em BH para o espetáculo “Voos de Villa”, que será apresentado no mesmo dia no Centro Cultural Unimed BH Minas. 

Projeto Cena Técnica – Microfones

O projeto Cena Técnica do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2.244) tem nova edição na próxima terça, 11 de junho, entre 13h e 16h. O tema é Microfones – A Arte de Escolher, Posicionar e Utilizar”, com André Cabelo. Foram disponibilizadas 20 vagas no site da Sympla, e mais dez no dia do evento (que serão preenchidas em ordem de chegada). O evento – gratuito – é para músicos, técnicos de som, produtores musicais e entusiastas de áudio em geral.

A mediação de André Cabelo visa levar os participantes ao debate e discussão sobre os diferentes tipos e modelos de microfones que o espaço possui. A sessão inclui demonstrações práticas e discussões colaborativas. Assim, os participantes poderão realizar aplicações e entender o melhor modelo e posicionamento, além de diferentes formas de utilizar os microfones em cada evento.

Leda Maria Martins no “Lacan na Academia”

No dia 12 de junho, quarta-feira, às 20h, a Academia Mineira de Letras (AML), em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, promove mais uma edição do Lacan na Academia – Conversando com a literatura. Assim, haverá a palestra “Escritos do Corpo”, ministrada pela poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins. A mediação é de Musso Greco, Sérgio de Mattos, Olívia Viana, Cecília Lana (equipe da EBP). A programação ocorre no auditório da AML (Rua da Bahia, 1.466, Centro), a partir das 20h. Evento com acessibilidade em Libras. Evento gratuito. Informações para o público no Instagram da AML

A pensadora e educadora Leda Maria Martins (Frame do YouTube/Prêmio LMM)
A pensadora e educadora Leda Maria Martins (Frame do YouTube/Prêmio LMM)

Com Leda Maria Martins e sua concepção de oralitura – na qual oralidade poética, letra, rasura e voz se conjugam -, a grafia será investigada como sinônimo de uma experiência corporificada. Assim, na qual um saber encontra no corpo em performance seu lugar e ambiente de inscrição. “A oralitura rio acontece no gesto, na voz, na música, na dança que traz um corpo que gira e conta história. A resistência de um povo que foi escravizado pode ser transcrita por meio de uma manifestação cultural, que, pela ausência da escrita dita “formal”, não é silenciada. O corpo opera como caminho de inscrição da memória na disseminação de saberes, funcionando como ação antiracista”, diz Leda.

Festival Benengeli,

Belo Horizonte recebe ações do Festival Benengeli – Semana Internacional das Letras em Espanhol, promovido pelo Instituto Cervantes. No dia 14 de junho, o Benengeli convida a jornalista e ensaísta espanhola Begoña Gómez Urzaiz. Ela vai conversar com a escritora e pesquisadora brasileira Maria de Lourdes Caldas Gouveia e a atriz mineira Carolina Correa. Será na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), às 18h. As três conversam sobre o tema que conduz esta edição do festival: “Literatura: humor ou tragédia”. Assim, refletem, por exemplo, se essas categorias seguem vigentes na criação contemporânea. Ou se as nuances e os cruzamentos entre elas é que definem a imaginação atual.

No dia 15 de junho, às 11h, Begoña Gómez Urzaiz apresenta o livro “As Abandonadoras”. O título foi recém-publicado no Brasil pela Zahar/Companhia das Letras (na foto acima, a capa da publicação). Assim, no Instituto Cervantes (Rua dos Inconfidentes, 600, Savassi), a autora conversa com a pesquisadora e curadora Carla Maia sobre a obra. O livro traz reflexões sobre culpa materna, maternidade competitiva e a mãe como sujeito criativo. Acesso gratuito.

The post Eventos para ficar de olho (e com acesso gratuito) appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.