Musk testa terminais Starlink no sistema de tráfego aéreo dos EUA

A SpaceX de Elon Musk está buscando implantar terminais de internet via satélite Starlink para ajudar a acelerar a atualização das redes de tecnologia da informação que suportam o sistema de espaço aéreo nacional da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

A iniciativa levanta questões sobre conflitos de interesse para o império empresarial de Musk e o futuro de um contrato de US$ 2 bilhões concedido em 2023 à Verizon para atualizar a infraestrutura crítica, segundo as pessoas, que não estavam autorizadas a falar publicamente.

Musk aprovou na semana passada o envio de 4.000 terminais Starlink para a FAA para a iniciativa, disse uma das pessoas. Um terminal já foi instalado no laboratório de tecnologia de controle de tráfego aéreo da FAA em Atlantic City, Nova Jersey, para testes, afirmou a fonte.

A pessoa familiarizada com o assunto disse que o programa será chamado TDM X. O objetivo é ter todo o programa totalmente funcional dentro de 12 a 18 meses.

Um porta-voz da FAA confirmou a reportagem da Bloomberg, dizendo que a agência está testando um terminal em Atlantic City e dois terminais em locais não críticos para a segurança no Alasca. A FAA tem estudado o uso do Starlink para corrigir conexões de telecomunicações e fornecer informações meteorológicas mais confiáveis em locais remotos, incluindo no Alasca, disse o porta-voz por e-mail.

O contrato da Verizon apoia a FAA na manutenção e atualização de sua infraestrutura crítica, disse o porta-voz da empresa, Rich Young, por e-mail. “Proteger os americanos que dependem de um sistema de controle de tráfego aéreo seguro e funcional é mais importante do que nunca”, acrescentou Young. “Nossas melhorias ajudarão a tornar isso possível.”

Um representante da SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

“O sistema da Verizon não está funcionando e, portanto, está colocando os viajantes aéreos em sério risco”, postou Musk em sua plataforma de mídia social X.

As pessoas disseram que não estava claro como o uso dos terminais Starlink poderia impactar o contrato existente com a Verizon.

Alcance ampliado

A iniciativa estenderia o alcance de Musk na FAA, o órgão regulador de segurança da aviação que supervisiona os lançamentos de foguetes da SpaceX. Musk está supervisionando um amplo esforço para reformular o governo dos EUA sob a presidência de Donald Trump e possui contratos significativos com agências federais. O sistema de controle de tráfego aéreo da FAA gerencia 45 mil voos que transportam quase 3 milhões de pessoas nos EUA a cada dia.

Melhorar a rede de espaço aéreo envelhecida da FAA ganhou nova atenção após uma colisão fatal no ar em janeiro entre um jato regional e um helicóptero militar perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington. Após o acidente, Trump chamou a tecnologia atual de controle de tráfego aéreo de “obsoleta”.

O Secretário de Transporte, Sean Duffy, disse no início deste mês que o Departamento de Eficiência do Governo de Musk trabalharia com as autoridades de aviação para “repensar” o espaço aéreo do país.

Um esforço da FAA para modernizar sua rede de controladores de tráfego aéreo se arrasta há anos. O Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA alertou em dezembro que a agência precisava agir com urgência para atualizar seus sistemas, observando que uma avaliação de risco de 2023 encontrou 76% deles como insustentáveis ou potencialmente insustentáveis.

Os testes do Starlink pela FAA marcam os mais recentes avanços que a SpaceX está fazendo com governos e empresas globalmente — uma expansão que foi ainda mais acelerada pela maior influência política e alcance de Musk. A Bloomberg noticiou em dezembro que a SpaceX recebeu um contrato do Pentágono para expandir o acesso da Ucrânia a uma versão mais segura e militarizada de sua rede de satélites Starlink.

© 2025 Bloomberg L.P.

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