‘Kung Fu Panda 4’ estreia nesta quinta no Brasil

Kung Fu Panda
Po, neste filme, torna-se um Líder Espiritual do Vale da Paz. Para isso, precisa treinar uma possível nova guerreira, a raposa Zhen (Foto: DreamWorks/ Divulgação)

Estreia, nesta quinta-feira (21), nos cinemas brasileiros, o “Kung Fu Panda 4“. A animação dá continuidade à franquia que teve sua estreia em 2008 e outros dois filmes lançados em 2011 e 2016, acompanhando Po e suas guerras, carregadas de atrapalhadas. O filme foi dirigido por Mike Mitchell e roteirizado por Jonathan Aibel. A produção é da DreamWorks. Nos Estados Unidos, ele permanece no topo das bilheterias desde o seu lançamento. A animação já arrecadou US$ 30 milhões.

“Kung Fu Panda 4”, desta vez, apresenta Po em uma nova aventura. Nos outros três filmes, ele já havia mostrado suas habilidades contra os grandes vilões. Mas, então, nesta estreia, o Guerreiro Dragão se torna Líder Espiritual do Vale da Paz, e, com isso, tem a oportunidade de, pela primeira vez, ter um descanso dos combates.

A escolha que parece ideal – depois de enfrentar personagens perigosos e poderosos, colocando em risco, várias vezes, sua própria vida – pode ser, ao mesmo tempo, problemática. Isso porque, exatamente por suas trapalhadas, esse cargo é um tanto improvável ao Po. Além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir seu novo lugar entre os kung fu. A pessoa certa, até então, parece ser Zhen, uma raposa, a quem ele tenta depositar seus principais ensinamentos. No entanto, ela parece não gostar muito da ideia de ser treinada.

O período sabático de Po vai ficando ainda mais distante em “Kung Fu Panda 4”. Além de todos esses novos desafios que se apresentam na medida em que ele ocupa um novo cargo, aparece Camaleoa: feiticeira perversa que vive em forma de camaleão mas que pode se transformar em qualquer criatura, inclusive naqueles violões que já foram derrotados por Po.

Nomes por trás de “Kung Fu Panda 4”

Na versão original norte-americana, como de costume, Po é interpretado por Jack Black. Ian McShane retorna como leopardo. Dustin Hoffman, como o Mestre Shifu. Zhen, a raposa candidata a se tornar a próxima guerreira, nova personagem da animação, é Awkwafina. Já a traiçoeira Camaleoa ganha a voz de Viola Davis.

Já no Brasil, Lúcio Mauro Filho é quem dubla Po; Danni Suzuki, a Zhen e Taís Araújo, a camaleoa. Mestre Shifu é dublado por Leonardo Camillo e Sr. Ping, na versão brasileira, ganha a voz de Alexandre Maguolo.

Ao SBT News, Lucio Mauro Filho disse que, apesar de ser influenciado por Jack Black, buscou encontrar sua própria versão do Po, para que ele tivesse uma voz mais abrasileirada. “Fui indo atrás para o panda ser eu, e quando chegou nesse resultado, fiquei muito orgulhoso. Trago referências de Jack Black, sim, de brincar com a voz, nos gritos, mas trago coisas que são muito minhas, que tem a ver com doçura, de querer estar com os amigos.”

Dani Suzuki, também ao SBT News, disse que interpretar Zhen foi uma mistura de sentimentos. “Ela traz a questão da confiança, o perdão, aceitação dos seus erros entender. Ela traz a gratidão. Ela é uma mistura de sentimentos e de situações que você vai passar”. Thais Araújo também falou sobre dar a voz a uma vilã: “A possibilidade infinita de mudança é o grande trunfo dessa personagem”, disse, ao SBT News.

Bastidores do filme

O diretor Mike Mitchell também conversou com a equipe de “Kung Fu Panda 4”. Ele revelou que, para criar esta animação, precisou pesquisar, de forma mais aprofundada, a história que tem relação com o filme, como as peculiaridades dos kung fu e da própria cultura chinesa.

“Muitos dos artistas que trabalharam no filme e eu também somos todos grandes fãs de Kung Fu e da arte marcial no cinema. Então pegamos todos os nossos elementos favoritos de outros filmes de Kung Fu e colocamos todos nesse filme, foi uma explosão. Tivemos referências de filmes como “Kung-Fusão”(2004), “Mestre Kam: A lenda”(1993) é outro, “O tigre e o dragão”, claro. Tudo que amamos no cinema de ação, colocamos nesse filme”, confessou ao SBT News.

Já em um vídeo de divulgação do filme nas redes sociais, Mike Mitchell afirmou: “A intenção foi fazer o maior, o melhor e o mais eletrizante dos filmes de ‘Kung Fu Panda’ já vistos na telona”. Também neste vídeo foi divulgado que, para criar os movimentos de algumas cenas, foi utilizado uma equipe de dublês de acrobacias, que coreografaram as batalhas.

Assista aqui:

O post ‘Kung Fu Panda 4’ estreia nesta quinta no Brasil apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.