Chuvas volumosas, ventanias e ressaca: clima deixa RJ e SP em alerta

Rio de Janeiro e São Paulo têm aviso de chuvas extremas. Foto: Divulgação

Nos próximos dias, o Sul e Sudeste do Brasil enfrentarão condições climáticas adversas, alertadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O destaque vai para o Rio de Janeiro, onde há previsão de “chuva extrema”, e para o litoral de São Paulo, com expectativa de “chuva volumosa, ventania e ressaca”.

O período entre quinta-feira (21) e domingo (24) será marcado por fortes temporais, com riscos de deslizamentos de terra e inundações. A frente fria que já atinge o Sul do país se deslocará lentamente sobre a região, favorecendo altos acumulados pluviométricos.

No Rio de Janeiro, a situação é ainda mais preocupante, com previsão de chuva superior a 200 milímetros no sábado (23). O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, destaca o potencial de danos, especialmente por deslizamentos de terra.

Tempestades nas praias do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Para São Paulo, a Climatempo prevê uma frente fria intensa, resultando em chuvas intensas, especialmente no litoral paulista. Já no Rio de Janeiro, são esperadas chuvas persistentes, as quais podem ultrapassar os volumes médios mensais em apenas 24 a 48 horas.

Na região sul de Minas Gerais, especialmente em Juiz de Fora e na Zona da Mata Mineira, há o potencial para ocorrência de consequências significativas. Além do risco de deslizamentos de terra, existe a possibilidade de transbordamento dos rios Pomba e Muriaé.

No Sul do Brasil, a frente fria já está provocando temporais, com destaque para ventos de até 140 km/h no Rio Grande do Sul. Embora a chuva diminua na sexta-feira (22), ainda são esperados ventos moderados a fortes na região.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.