Festivais culinários e culturais são destaques da semana

Diferentes propostas de festivais, realizadas em Juiz de Fora e outras cidades, se apresentam como oportunidade de programação cultural para esta semana. As atividades variadas reúnem concertos, exposições, mostras de filmes, oficinas e concursos gastronômicos.

Festicidi
FestiCidi 2024 começa em JF nesta quinta (19).

Nesta quinta-feira (19), acontece a abertura do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi 2024) em Juiz de Fora. De acordo com a organização, a proposta é celebrar a diversidade, os direitos humanos e a inclusão por meio da programação, que inclui filmes, oficinas e debates, com destaque para a Mostra Indígena e a oficina de Oficina de Teatro Negro. A abertura acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno. O evento segue até 22 de setembro, é aberto ao público e gratuito. A programação completa pode ser conferida na página oficial.

Também nesta quinta, tem início a 13ª edição do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes (MG),  com uma programação que reúne concertos, exposições, exibições, bate-papos, residências artísticas, oficinas e uma série de atividades voltadas para a promoção das artes e do conhecimento. Entre as participações confirmadas estão o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak e os escritores e pensadores Sidarta Ribeiro(Brasil), Prisca Agustoni (Suíça), Marina Skalova (França), o vencedor do Prêmio Oceanos 2023, Joaquim Arena (Cabo Verde), Egana Djabbarova (Rússia), Vó Geralda (Brasil), Liça Pataxoop (Brasil), entre outras referências na área.

Concerto Festival Artes Vertentes Foto Natalia Chagas
Festival Artes Vertentes é realizado em Tiradentes. (Foto: Natália Chagas)


Na área musical, entre os destaques nacionais desta edição estão Cátia de França, Metá Metá (Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França), Cristian Budu, Hercules Gomes, Gustavo Carvalho, e Manuela Freua. Entre os destaques internacionais, o violoncelista Guillaume Martigné (França), que vem pela primeira vez ao Brasil, clarinetista Thorsten Johanns (Alemanha), a violinista Sofia Leandro (Portugal), o pianista Ryutaro Suzuki (Japão), que também participa pela primeira vez, o pianista Jacob Katsnelson (Rússia), o violinista Ara Harutyunyan (Armênia), a violinista Dárya Filippenko (Bielorússia), e o fagotista Adolfo Caberizo (Espanha). O Festival Artes Vertentes será realizado até o dia 29 de setembro.

Festivais Gastronômicos

Na programação da semana também constam os festivais gastronômicos. A 22ª edição do JF Sabor segue movimentando a cidade com o tema “O mundo em Minas”, uma homenagem aos imigrantes que chegaram à cidade e influenciaram nossa culinária. São 51 marcas participantes, 70 pontos de venda e 61 deliciosas receitas que poderão ser degustadas em lanchonetes, padarias, bares e restaurantes inscritos em todas as regiões. 

 Já em Cabo Frio, o Festival Sabores celebra sua 10° edição, com o tema “O Sal da Terra”. O evento reúne mais de 60 estabelecimentos que criaram pratos com preços fixos, que ficam em cartaz nos estabelecimentos participantes durante todo o período, sendo servidas de acordo com os dias e horários de funcionamento das casas. “O Sabores já se tornou tradição e faz parte do calendário de eventos da cidade e da Costa do Sol”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau, um dos realizadores do evento, que segue até o dia 6 de outubro.

 

Serviço:

Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi)

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno

De 19 a 22 de setembro

Aberto ao público e gratuito. 

Mais informações no site.

Festival Artes Vertentes

Em Tiradentes

De 19 e 29 de setembro

Gratuito e aberto ao público

Mais informações no site.

JF Sabor

De 13 de setembro a 27 de outubro

Evento gratuito

Mais informações no site. 

Festival Sabores

Em Cabo Frio

De 06 de setembro a 06 de outubro

Preços fixos, a conferir no site.

 

*estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

O post Festivais culinários e culturais são destaques da semana apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.