Glauber Braga é solto após ser preso na UERJ: “Viva a luta dos que não se entregam”

Glauber Braga no momento da prisão
Glauber Braga (PSOL) no momento da prisão – Reprodução

Pouco antes das 22h desta sexta-feira (20), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e três alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foram soltos. Eles foram detidos à tarde, durante uma ação da Polícia Militar para desocupar um prédio do principal campus da instituição de ensino, localizada na zona norte do Rio.

Contrários às mudanças na política de assistência estudantil, alunos estavam ocupando o campus desde o dia 26 de julho. O prazo dado pela Justiça para a desocupação do prédio acabou na quinta-feira (19), mas eles não saíram e a Polícia Militar retirou o grupo em uma ação tumultuada que foi classificada pelo PSOL como “ilegal”.

Após ser liberado, Glauber Braga iniciou uma transmissão ao vivo em sua página no Instagram para falar sobre o caso e prometeu ser breve após ceder a palavra aos estudantes.

“Eu quero agradecer essa moçada, são milhares de estudantes que se mobilizaram e vêm se mobilizando em defesa da UERJ. Hoje é um dia lamentável do ponto de vista do que foi feito. Estudantes lutando pelo direito de ficar na universidade e sendo tratados com bomba”, pontuou.

Para o parlamentar, essa sexta-feira ficou marcada também como uma data de resistência. “Vocês são muito corajosos. Obrigada por absolutamente tudo. Viva a luta daqueles que não se entregam, viva a luta dos estudantes, viva a UERJ”, exclamou.

O deputado foi ovacionado pelos alunos. “UERJ de cotas, de favelado, que quando luta ninguém fica parado”, gritou o grupo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.