Com levitação magnética, este trem na China vai quebrar todos os recordes de velocidade

O Japão parece ser o país mais comprometido em instalar um enorme sistema de trens maglev (levitação magnética) em suas áreas metropolitanas. No entanto, há muitos outros países trabalhando em projetos semelhantes, que em alguns casos são até superiores em termos de níveis de tecnologia do que os japoneses.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Um trem de levitação magnética, em termos gerais, é um sistema de transporte completamente oposto ao tradicional. Ele percorre os trilhos, mas levitando alguns centímetros, o que evita o atrito e a fricção, dois elementos fundamentais para a velocidade.

Além disso, são impulsionados por um sistema de ímãs, que elimina a energia elétrica ou a combustão da equação, algo que é amigável ao meio ambiente. Há vários trens operando com este sistema e as velocidades alcançadas, de serviços que já estão em funcionamento e transportando pessoas, estão acima de 400 quilômetros por hora.

Mas há um projeto na China que pretende se tornar o trem de levitação magnética mais rápido do mundo. Chama-se AVE e está sendo desenvolvido pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASIC).

Trem

As velocidades do trem de levitação magnética AVE da China

A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China informou que nos próximos testes, eles querem atingir 1.000 km/h. Eles já anunciaram, sem revelar mais detalhes, que superaram os 600 quilômetros por hora, o que os coloca como o trem de levitação magnética mais rápido da história.

Estes testes são realizados em uma localidade que possui vias especiais já construídas de 60 quilômetros, na província de Shanxi, em uma localidade chamada Yanggao.

Alcançar os 4.000 km/h ainda é um sonho. Até um ano atrás, parecia impossível, mas esses testes recentes abrem o caminho para alcançar esse objetivo. As possibilidades são incríveis se conseguirem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.