
Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a região de Nova York e arredores na manhã desta sexta-feira (5). O tremor foi sentido também na cidade de Nova Jersey, de acordo com informações preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo foi percebido durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, que funciona no quartel-general da entidade, em Manhattan, enquanto a presidente da ONG Save The Children, Janti Soeripto, falava. Veja abaixo:
🇺🇸 Terremoto em Nova Iorque é sentido durante reunião do Conselho de Segurança da ONU. pic.twitter.com/INNKWf4Kxj
— Eixo Político (@eixopolitico) April 5, 2024
O epicentro foi registrado perto da estação Whitehouse, em Nova Jersey, a cerca de 65 quilômetros da cidade de Nova York. Segundo a CBS, relatos de moradores indicam que os tremores foram sentidos em todo o nordeste dos EUA, afetando prédios desde a Filadélfia até Nova Jersey, e de Connecticut a Westchester.
Até o momento, não há relatos de feridos ou mortos devido ao terremoto. No entanto, como medida de precaução, os aeroportos John F. Kennedy, em Nova York, Newark Liberty, em Nova Jersey, e o Thurgood Marshall, em Baltimore, foram temporariamente fechados para inspeção.

Nas redes sociais, o gabinete do prefeito de Nova York, Erik Adams, comunicou que, até o momento, não houve relatos de danos na cidade.
Esse não é o primeiro terremoto a atingir a costa leste dos EUA e Nova York. Um terremoto de magnitude 5,0 foi registrado na cidade de Nova York em 1884. A área também está sujeita à falha sísmica Ramapo, localizada em Nova Jersey e derivada das montanhas dos Apalaches, além de ao menos cinco falhas menores sob a ilha de Manhattan.
O terremoto ocorre poucos meses depois que o USGS alertou que quase 75% dos Estados Unidos poderiam enfrentar terremotos prejudiciais nos próximos 100 anos.