VÍDEO – Terremoto atinge Nova York e é sentido durante reunião da ONU

A presidente da ONG Save The Children, Janti Soeripto, falava no momento do terremoto. Foto: reprodução

Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a região de Nova York e arredores na manhã desta sexta-feira (5). O tremor foi sentido também na cidade de Nova Jersey, de acordo com informações preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O abalo foi percebido durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, que funciona no quartel-general da entidade, em Manhattan, enquanto a presidente da ONG Save The Children, Janti Soeripto, falava. Veja abaixo:

O epicentro foi registrado perto da estação Whitehouse, em Nova Jersey, a cerca de 65 quilômetros da cidade de Nova York. Segundo a CBS, relatos de moradores indicam que os tremores foram sentidos em todo o nordeste dos EUA, afetando prédios desde a Filadélfia até Nova Jersey, e de Connecticut a Westchester.

Até o momento, não há relatos de feridos ou mortos devido ao terremoto. No entanto, como medida de precaução, os aeroportos John F. Kennedy, em Nova York, Newark Liberty, em Nova Jersey, e o Thurgood Marshall, em Baltimore, foram temporariamente fechados para inspeção.

Epicentro do terremoto foi próximo à Nova York. Foto: reprodução

Nas redes sociais, o gabinete do prefeito de Nova York, Erik Adams, comunicou que, até o momento, não houve relatos de danos na cidade.

Esse não é o primeiro terremoto a atingir a costa leste dos EUA e Nova York. Um terremoto de magnitude 5,0 foi registrado na cidade de Nova York em 1884. A área também está sujeita à falha sísmica Ramapo, localizada em Nova Jersey e derivada das montanhas dos Apalaches, além de ao menos cinco falhas menores sob a ilha de Manhattan.

O terremoto ocorre poucos meses depois que o USGS alertou que quase 75% dos Estados Unidos poderiam enfrentar terremotos prejudiciais nos próximos 100 anos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.