Meloni e Erdoğan, Fattah: Lula tem 11 reuniões com chefes de Estado neste domingo (17)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante participação na Cúpula do G20 – Foto: Tomaz Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma agenda intensa neste domingo (17), com reuniões bilaterais marcadas com líderes de 11 países que estão no Rio de Janeiro para a cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19. Os encontros serão realizados no Forte de Copacabana, próximo ao hotel onde Lula está hospedado.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, será o primeiro a se reunir com Lula, às 10h30. O país será o próximo a sediar o G20, em 2025, e o diálogo deve incluir questões estratégicas para a região. Cada encontro está programado para durar cerca de 50 minutos, com o auxílio de tradutores para facilitar a comunicação entre os chefes de Estado.

Entre os líderes que se encontrarão com o atual chefe de Estado brasileiro, destaca-se a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, representante da extrema-direita da Itália. O encontro com Meloni está marcado para as 12h10. Outro destaque é a reunião com Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia, que também deve abordar temas relevantes na pauta internacional.

Lula e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante reunião bilateral em 2023 – Foto: Ricardo Stuckert

Além disso, Lula terá conversas com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nayan, e com outros líderes como Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia; Pham Minh Chinh, presidente do Vietnã; João Manuel Gonçalves Lourenço, presidente de Angola; e Abdel Fattah El-Sisi, presidente do Egito. A diversidade de agendas reforça o papel estratégico do Brasil no cenário global.

Às 15h, Lula se reunirá com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A conversa deve incluir o debate sobre o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, considerado um dos temas mais importantes da diplomacia econômica brasileira. A expectativa é de avanços no diálogo entre os blocos.

Antes das reuniões bilaterais, o presidente participará da abertura do Urban 20, iniciativa do Grupo C40 de Grandes Cidades. O evento, que reúne prefeitos de todo o mundo, será uma oportunidade para reforçar a agenda ambiental e urbana em alinhamento com os compromissos climáticos do Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.