Negacionista da crise climática será o secretário de Energia do governo Trump

Chris Wright, nomeado secretário de Energia pelo recém-eleito presidente dos EUA Donald Trump — Foto: Reprodução/YouTube

No sábado (16), o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a nomeação de Chris Wright como secretário de Energia de seu futuro governo. Wright é CEO da Liberty Energy, uma empresa de serviços petrolíferos com sede em Denver, e foi um dos principais doadores da campanha republicana. Além do cargo no gabinete, ele também fará parte do recém-criado Conselho Nacional de Energia.

Wright é conhecido por seu trabalho na indústria de combustíveis fósseis e já foi descrito como um dos pioneiros da Revolução do Xisto nos Estados Unidos. Em declaração, Trump afirmou: “Chris ajudou a lançar a Revolução do Xisto Americano, que impulsionou a independência energética e transformou os mercados globais de energia e a geopolítica.” O empresário também tem experiência em energia nuclear, solar e geotérmica, mas defende enfaticamente o papel central do petróleo e gás na economia global.

Declarações controversas

O novo secretário tem um histórico de declarações polêmicas sobre o clima e a transição energética. Em entrevista à CNBC em 2023, Wright afirmou que “o mundo funciona com petróleo e gás, e precisamos disso.” Ele também postou um vídeo no LinkedIn no ano passado, onde negou a existência de uma crise climática, declarando: “Não há crise climática e também não estamos no meio de uma transição energética.”

Uso de combustíveis fósseis

A escolha de Wright reforça a estratégia de Trump de priorizar combustíveis fósseis e minimizar políticas ambientais mais rígidas. Wright conta com o apoio de importantes figuras conservadoras, como Harold Hamm, um magnata do petróleo e forte aliado político do presidente eleito.

Donald Trump, presidente eleito nos EUA – Foto: Charly Triballeau/AFP

Trump já revelou outros nomes que integrarão seu gabinete, incluindo figuras polêmicas como Robert F. Kennedy Jr., nomeado secretário da Saúde, e Elon Musk, que comandará o Departamento de Eficiência Governamental. Marco Rubio será o secretário de Estado, e Lee Zeldin ficará à frente da Agência de Proteção Ambiental.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.