PF investiga se militares golpistas também planejavam matar Dino

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Polícia Federal investiga se Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), também era um dos alvos de militares que planejavam assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes em 2022. À época, ele era senador eleito e havia sido indicado para o comando do Ministério da Justiça.

Nas investigações sobre o plano criminoso, a PF identificou o uso de codinomes que se referiam aos alvos. Lula era chamado de “Jeca”, Alckmin de “Joca” e Moraes de “Professora” pelos golpistas, que também se referiam uns aos outros com nomes de países.

Um quarto codinome é usado no documento que detalha o plano criminoso: “Juca”. Havia apenas uma menção a uma “iminência parda do 01 e das lideranças do futuro gov” associada ao termo e a PF tenta identificar se Dino seria o quarto alvo do grupo, segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

O assassinato de “Juca”, segundo os documentos encontrados pela PF, “desarticularia os planos da esquerda mais radical”. O plano ainda aponta que a morte de Lula “abalaria a chapa vencedora” e a de Alckmin, “extinguiria a chapa vencedora”.

Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mario Fernandes, os “kids pretos” presos pela Polícia Federal. Foto: Reprodução

Além dos assassinatos, os golpistas previam a instalação do “Gabinete Institucional de Gestão da Crise”, que seria comandado pelos generais Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), e Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa.

O policial federal Wladimir Matos Soares e quatro militares do grupo de elite do Exército “kids pretos” foram presos nesta terça (19): o general de brigada Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.