E-mails institucionais da UFJF são reativados por mais 30 dias

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As contas institucionais da plataforma “Google for Education”, fornecidas pela empresa Google à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram reativadas na última quarta-feira (18) e ficarão disponíveis para acesso por mais 30 dias, a contar a partir do dia 17 de dezembro, segundo a Universidade. Apesar disso, muitos discentes relatam não terem acesso à totalidade do material perdido, além de destacarem que as contas, anteriormente ilimitadas, retornaram com limitações no espaço de armazenamento.

A retomada das contas ocorreu no dia seguinte à liminar emitida pela 2ª Vara Federal de Juiz de Fora, que determinou prazo de cinco dias para que o acesso aos e-mails fossem retomados, além de estipular multa de R$ 1 mil ao Google e à Universidade por dia em caso de descumprimento. A decisão se deu em processo judicial interposto por um professor da Faculdade de Engenharia da UFJF pela perda de acesso a sua conta.

A aluna de doutorado da UFJF, Adriana Vieira, destaca que seu acesso aos frames do Google, ou seja, funcionalidades vinculadas a cada conta – como o Youtube, Google Classroom, Google Fotos, Google Drive, entre outras -, não retornou completamente. A conta, antes ilimitada, retornou com limitação de 89 terabytes (TB), segundo informações de fontes ouvidas pela reportagem.

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Algumas funcionalidades das contas não foram retomadas (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 27 de novembro, data em que as contas foram excluídas, o Drive do aluno do curso de cinema da UFJF, Rafael Rodrigues, possuía quase 400 TB. “Foi uma perda bastante forte. Não consigo mexer no ‘Google Docs’, editando os documentos. Apenas consigo salvar, transformar no formato PDF ou .Docx. Também não consigo adicionar mais nada no Drive. Porém, mesmo assim, recebo e-mails. Pelo menos para mim, isso já é o suficiente, pois consigo recuperar meu trabalho de conclusão de curso, meus fichamentos, meus resumos, entre outros documentos. Me sinto bem mais leve, pois já tinha aceitado que não iria recuperar o material. Tinha feito tudo que estava ao meu alcance”. 

“Independente da causa dessa mudança, é uma grande vitória”, celebra o professor da Faculdade de Engenharia, Paulo Villela.

UFJF confirma reativação

Em contato, a UFJF confirmou que as contas foram reativadas temporariamente. “Conforme já informado anteriormente, a decisão pelo desligamento das contas não cabe à instituição. Ressaltamos ainda que a Universidade vem cumprindo, considerando a sua esfera de atuação, as decisões judiciais dentro dos prazos determinados”, disse, inicialmente sem informar a data em que as contas haviam sido retornadas.

Em um segundo contato, a Universidade citou o período de 30 dias de ativação contados a partir do dia 17 deste mês. “A Google informou que os domínios do Google Workspace for Education geridos pela Faculdade de Engenharia foram reativados e permanecerão ativos por 30 (trinta) dias, permitindo que os usuários acessem e salvem seus conteúdos. A UFJF, em sua esfera de atuação, manterá as portas DNS abertas pelo mesmo período, garantindo um prazo extra para que aqueles que não haviam concluído a transição possam finalizar o processo”, complementa.

Google alega que desativação foi previamente notificada

O Google, por sua vez, alega que a UFJF já havia comunicado os alunos de que as contas seriam encerradas. “O Google Workspace for Education é um serviço disponível para contratação apenas por instituições de ensino, sendo o contratante – a instituição de ensino – o cliente da Google. Desde 2021, a Universidade de Juiz de Fora vem comunicando ativamente acerca do domínio oficial que deveria ser utilizado pelos usuários, bem como acerca da descontinuação de outros domínios não oficiais. Apesar disso, diversos usuários optaram por não tomar as medidas necessárias para salvar seus arquivos e dados no domínio oficial da Universidade”, afirma a empresa.

De forma voluntária e proativa, com o objetivo de minimizar os impactos para os usuários finais, reativamos o domínio vinculado à Faculdade de Engenharia por mais 30 dias para que os usuários possam transferir seus arquivos para outras plataformas ou para o domínio oficial da Universidade. Reforçamos nosso compromisso em apoiar instituições de ensino e comunidades acadêmicas, sempre respeitando as normas vigentes e promovendo soluções responsáveis”, encerra.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

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