Datafolha: 51% dos brasileiros têm medo da polícia, e 46% confiam nela

Policia Civil. Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente do Datafolha revelou que 51% dos brasileiros acima de 16 anos afirmam ter mais medo da polícia do que confiança. Em contraste, 46% dos entrevistados disseram confiar mais nos agentes de segurança do que temê-los. Com informações da Folha de S.Paulo.

O estudo, realizado entre 12 e 13 de dezembro de 2023, foi baseado em 2.002 entrevistas em 113 municípios e possui margem de erro de dois pontos percentuais. Esse índice é semelhante ao resultado da pesquisa realizada em abril de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, quando 51% dos brasileiros também expressaram mais medo da polícia, enquanto 47% demonstraram confiança.

Segundo Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, esse dado é um alerta para a mudança na atuação das forças de segurança no Brasil. Ele destaca que a população sente-se insegura em relação à forma de trabalho da polícia, que historicamente não tem atendido às necessidades de segurança e direitos sociais para todos.

A coordenadora de enfrentamento à violência institucional da Conectas Direitos Humanos, Carolina Diniz, também aponta que o medo da polícia é um fenômeno recorrente no Brasil, especialmente em regiões como São Paulo, onde a violência policial tem se intensificado.

A pesquisa revela que o medo da polícia é mais acentuado entre mulheres (56%) e pessoas negras (59%), comparado aos homens (52%) e brancos (45%). Além disso, eleitores de Lula no segundo turno das eleições de 2022 tendem a demonstrar mais temor (58%), enquanto os eleitores de Bolsonaro têm um índice mais elevado de confiança (58%).

Viatura da policia. Foto: Divulgação

Por outro lado, aqueles que confiam mais na polícia incluem maior proporção de homens (52%), brancos (53%), e moradores da região Sul (57%), além dos eleitores de Bolsonaro (58%). Nos últimos dias, a população de São Paulo tem sido confrontada por uma série de casos de violência policial. Em um episódio, um soldado foi filmado jogando um homem em um córrego na zona sul da capital paulista.

Em outro, um estudante de medicina foi morto por um policial dentro de um hotel. Outro caso envolvendo um soldado de folga resultou na morte de um jovem de 26 anos após ele ser baleado enquanto tentava fugir com produtos furtados.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou sobre os casos, afirmando que a polícia do estado é “excelente”, mas que “desvios de conduta” serão severamente punidos, com “tolerância zero”.

O Datafolha também revelou que 63% da população tem conhecimento dos recentes episódios de violência policial em São Paulo, sendo que 34% se consideram bem informados sobre o assunto. Entre aqueles que têm conhecimento dos casos, 55% afirmam sentir mais medo do que confiança na polícia, enquanto 42% relatam mais confiança.

Renato Sérgio de Lima também observa que declarações polêmicas, como as do atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que se orgulhou de “matar muito ladrão” ao comentar sua saída da Rota, contribuem para a deslegitimação da polícia como uma instituição responsável pela ordem e segurança pública.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.